Author(s):
Caeiro, Ana Cláudia Correia
Date: 2015
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/15986
Origin: Repositório Institucional da UNL
Subject(s): Documento musical; Organização; Descrição; Documento de arquivo; Arquivo; Documento de biblioteca; Unidade musical permutável; Musical document; Organisation; Description; Archive document; Library; Arquivística
Description
Versão corrigida e melhorada após a sua defesa pública
Os documentos musicais apresentam características próprias intrínsecas à sua especificidade musical. A total compreensão da documentação musical apenas é viável se os profissionais da informação forem habilitados para a leitura musical e conhecimento das características composicionais associadas, bem como para o entendimento dos contextos de produção. Assim, para o correcto tratamento da documentação musical considera-se necessária uma convergência de conhecimentos entre a Ciência da Informação e a Musicologia. A presente dissertação de mestrado tem como corpus a documentação musical do Arquivo da Sé de Portalegre. A sua observação e análise permitiram levantar uma série de questões, como por exemplo: o que é uma obra musical no âmbito da música sacra?; os documentos musicais manuscritos são documentos de arquivo ou documentos de biblioteca?; como deve ser organizada e descrita a documentação musical?; quais as normas mais adequadas para descrever esta documentação? Desta forma, este trabalho de investigação tem como propósito reflectir sobre as questões acima referidas, aliando os conhecimentos da Musicologia e da Ciência da Informação, com vista a compreender como as teorias da comunidade científica podem ou não aplicar-se na organização e na descrição da documentação musical do Arquivo da Sé de Portalegre.