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Satisfação dos utilizadores de sistemas de informação e documentação de enfermagem em suporte eletrónico no Centro Hospitalar Lisboa Norte, E.P.E.

Author(s): Ferraz, Nuno Miguel Lopes

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/16282

Origin: Repositório Institucional da UNL

Subject(s): Avaliação da satisfação; Sistemas de informação; Enfermagem; Satisfaction Evaluation; Information Systems; Nursing; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais


Description

RESUMO - Os registos de enfermagem no Centro Hospitalar Lisboa Norte, E.P.E. (CHLN) são feitos em suporte de papel ou através de sistemas de informação (SI) próprios de cada serviço, com a utilização de várias aplicações como o Alert, Picis, etc. Esta diversidade gera alguns constrangimentos em termos de fluxo de informação, em virtude da falta de interoperabilidade dos respetivos sistemas. Esta realidade pode ter impactos na área da qualidade e segurança do utente, com a possibilidade de ocorrência de erros e/ou eventos adversos. Podem ainda ser notórios na área da privacidade e confidencialidade dos dados clínicos, na tomada de decisão, na gestão clínica e financeira e na produção de informação útil para a investigação científica. No CHLN está em curso a implementação de um SI capaz de dar resposta aos registos de enfermagem, integrados num registo de saúde eletrónico focado no utente que obedece à metodologia do processo de enfermagem e utiliza a linguagem codificada da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE). Com o desenvolvimento desta investigação, devidamente autorizada pelo Conselho de Administração do CHLN, pretendeu-se dar resposta à pergunta de partida:  Estarão os enfermeiros, utilizadores do Desktop de Enfermagem do CHLN, satisfeitos com esse sistema de informação? Com esse propósito, foi elaborada uma abordagem exploratória com recurso a pesquisa bibliográfica sobre os sistemas de informação de enfermagem e a sua avaliação, com base no “Modelo de Sucesso dos Sistemas de Informação de DeLone e McLean”, tendo sido desenvolvido um estudo de caso com uma abordagem quantitativa, mediante a aplicação de um inquérito por questionário aos 262 enfermeiros do CHLN, nos serviços onde já utilizavam o referido SI, entre maio e junho de 2014, com uma taxa de resposta de 84%. Os resultados da aplicação do questionário, objeto de análise estatística univariada e bivariada com recurso a procedimentos descritivos e inferenciais, visando a produção de sínteses dirigidas aos objetivos do estudo, permitiram caracterizar o nível de satisfação dos enfermeiros, enquanto utilizadores do “desktop de enfermagem”, suportados por Tecnologias de Informação e Comunicação. Na escala utilizada (de 1 a 5), o nível médio de satisfação global (2,78) foi ligeiramente inferior ao seu ponto médio (3). No entanto, a maioria dos inquiridos (81,5%) não pretende abandonar o SI que utilizam. Os resultados obtidos permitem demonstrar que a satisfação dos enfermeiros face à implementação e utilização do SIE se trata de uma estratégia bem sucedida do CHLN, ainda que haja áreas onde foram evidenciados menores níveis de satisfação, tais como a “velocidade de processamento”, o “equipamento informático” e o “apoio técnico”, que podem ser alvo de uma maior atenção e reflexão pela gestão de topo, numa estratégia de melhoria contínua da qualidade, com importantes benefícios para a governação da instituição, para os profissionais e para os utentes, no futuro.

ABSTRACT - Nursing records in Centro Hospitalar Lisboa Norte, E.P.E. (CHLN) are made on paper or via specific to each service information system (IS), with the use of various applications such as Alert, Picis, etc. This diversity creates some constraints in terms of information flow, due to the lack of interoperability of the respective systems. This reality can have impacts in quality and patient safety areas, with the possibility of errors and/or adverse events. They can still be noticeable in the clinical data privacy and confidentiality areas, in decision making, in clinical and financial management and in the production of useful information for scientific research. CHLN is under way to implement a IS able to meet the nursing records as part of an electronic health record focused on the patient, following the nursing process methodology and using the coded language of the International Classification for Nursing Practice (CIPE). With the development of this research, duly authorized by the Board of CHLN Administration, was intended to respond to the initial question:  Are nurses, as CHLN Desktop Nursing users, satisfied with this information system? For this purpose, an exploratory approach using literature on the nursing information systems and their assessment was drawn up, based on "DeLone and McLean Successful Model of Information Systems", it was developed a case study with a quantitative approach, by applying a questionnaire to 262 CHLN nurses, in the services which were already using the IS, between May and June 2014, with a response rate of 84%. The results of the questionnaire application, univariate and bivariate statistical analysis object using descriptive and inferential procedures, aimed at producing syntheses directed to the study objectives, allowed to characterize the level of nurses satisfaction, as users of "nursing desktop" supported by Information and Communication Technologies. In the used scale (1 to 5), the mean overall level of satisfaction (2.78) was slightly lower than its middle point (3). However, most respondents (81.5%) do not intend to leave the IS that they are using. The results obtained demonstrate that the satisfaction of nurses due to the implementation and use of the nursing IS is a CHLN successful strategy, although there are areas which were evidenced lower levels of satisfaction, such as "processing speed", "hardware" and "technical support", which may be subject to greater attention and reflection by top management, in a continuous quality improvement strategy, with important benefits for the governance of the institution, for professionals and patients, in the future.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Boto, Paulo; Mendes, Rita Veloso
Contributor(s) RUN
CC Licence
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