Document details

Ciríaco de Cardoso e O burro do Sr. Alcaide : percursos de formação de um compositor de comédia musical no Portugal finissecular

Author(s): Gaspar, Paulo Filipe Lopes da Luz

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/17641

Origin: Repositório Institucional da UNL

Project/scholarship: info:eu-repo/grantAgreement/FCT/3599-PPCDT/PTDC%2FEAT-MMU%2F098104%2F2008/PT;

Subject(s): Ciríaco de Cardoso; O burro do Sr. Alcaide; Teatro Musical; Portugal; Século XIX; Republicanismo; Ciríaco de Cardoso; O burro do Sr. Alcaide; Musical Theatre; Portugal; Nineteen century; Republicanism; Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes


Description

O principal objetivo deste estudo foi compreender as etapas do percurso artístico do compositor portuense Ciríaco de Cardoso (1846 – 1900) e os discursos em torno de uma das suas obras mais célebres: O burro do Sr. Alcaide (1891). No primeiro capítulo procurou-se identificar e discutir os critérios que estiveram na base das opções profissionais tomadas por Ciríaco. O decurso da sua carreira leva a crer que possuía uma noção profunda das atividades que, no espaço lusófono, apresentavam maior potencial de aquisição quer de capital económico, quer de capital simbólico. É por isso que, mobilizando recursos das suas redes de sociabilidade, circula por instituições no Porto e em Lisboa mas, também, pelo lucrativo mercado teatral do Rio de Janeiro, assim como em Paris. Concentra-se no popular teatro musical – principal fonte de sustento – em paralelo com a atividade concertística e operática – forma de distinção atendendo à competitividade no mercado musico-teatral. Percebe também que a maximização do seu poder simbólico depende da legitimação alcançada pela sua associação às elites socioculturais locais, pelo que fomenta o estabelecimento de sociabilidades que se estendem inclusive às casas reais portuguesa e brasileira. Paradoxalmente, as edes mais próximas de Ciríaco estavam vinculadas a um idealismo republicano, relacionamento que exponencial proliferação de discursos dessa índole pelos media lusófonos (sobretudo a partir do tricentenário camoniano de 1880) e, por outro, pela aparente inexistência de registos que associem inequivocamente o artista ao ativismo republicano. Não obstante, é provável que Ciríaco de Cardoso tenha explorado o filão antimonárquico na programação da temporada de 1891 do Teatro da Avenida. O segundo capítulo explora a produção de O burro do Sr. Alcaide, através da análise da sua estrutura e das relações da obra com a realidade portuguesa da última década do século XIX. Embora respeite o modelo da opereta francesa, apresenta também características que poderão levar a que seja interpretada como transmissora de uma portugalidade idealizada, em linha com o nacionalismo português do último quartel do século. A ação decorre em Lisboa, cenário de interação entre personagens-tipo e caricaturas de personalidades concretas da elite sociopolítica portuguesa. Através de referências ao sebastianismo, satiriza-se o comportamento dessas elites, assim como as instituições da monarquia constitucional e a prevalência de uma visão messiânica dos governantes por parte da sociedade em geral. Faz-se a apologia da ruralidade através de tópicos musicais e de quadros onde se constrói uma imagem da música tradicional, correspondendo a uma idealização da nação – notada e enfatizada na receção pela crítica. Utiliza também outros tópicos pertencentes à paisagem sonora do público burguês, completando a expressão da urbanidade de um país onde essas duas realidades não eram ainda completamente dissociáveis. Contudo, ao não propor alterações efetivas à hierarquia da sociedade portuguesa finissecular, o desfecho da obra leva a concluir que esta terá consistido numa forma de propaganda o que, por um lado, explica o seu mediatismo e, por outro, vincula os seus autores – mais ou menos conscientes disso – às lutas políticas em curso aquando do ano da sua estreia.

The main goal of this study was to understand the artistic career of Oporto’s composer Ciríaco de Cardoso (1846 – 1900) and the discourses surrounding one of his most celebrated works: O burro do Sr. Alcaide (1891). In the first chapter, the criteria that formed the basis for the professional choices taken by Ciríaco were identified and discussed. The course of his career leads one to believe that he had a deep understanding of the activities that presented higher potential for acquiring both economic and symbolic capital in Portuguese speaking contexts. That is why, by mobilizing resources from his sociability networks, he circulates among institutions in Oporto and Lisbon, but also around Rio de Janeiro’s profitable theatrical market, as well as Paris. He focuses on the popular musical theatre – his primary source of income – in parallel with concert and operatic activities – way of distinction given the competitiveness in the musical-theatrical market. He also understands that the maximization of his symbolic power depends on the legitimacy achieved by associating himself to local socio-cultural elites. That is why he promotes the establishment of social connections that extend even to Portuguese and Brazilian royal families. Paradoxically, the closest networks to Ciríaco were tied to a republican idealism, a relationship that can be understood, in one hand, by the exponential proliferation of such discourses in the Portuguese speaking media (particularly starting from Luís de Camões tercentenary celebrations in 1880) and, on the other, by the apparent lack of records that unequivocally link the artist to republican activism. Nevertheless it is probable that Ciríaco de Cardoso has explored the antimonarchical surge when planning the 1891 season of Avenida Theatre. The second chapter explores the production of O burro do Sr. Alcaide by analysing its structure and the relationships between this work and the Portuguese situation in the last decade of the nineteenth century. While following the French operetta model, it also presents features that may lead one to interpret it as a conveyer of an idealized portugality, in line with the Portuguese nationalism of the last quarter of the century. The action takes place in Lisbon, the background for the interaction between stock characters and caricatures of concrete personalities of the Portuguese socio-political elites. Through references to Sebastianism, the conduct of those elites is satirized, as well as the institutions of the constitutional monarchy and the prevalence of a messianic view of rulers by society in general. The promotion of the rurality is done through the use of musical topics and scenes where an image of traditional music is built, corresponding to an idealization of the nation – noticed and emphasize in the reception by the critics. The composer also uses additional topics belonging to the soundscape of the bourgeois public, completing the expres completely dissociable. However, by not proposing effective changes to the hierarchy of fin-de-siècle Portuguese society, its denouement leads one to conclude that this work may have been a form of propaganda that, on one hand, explains its media attention and, on the other, binds its authors – more or less aware of it – to the ongoing political disputes during the year of its premiere.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Cymbron, Luísa
Contributor(s) RUN
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents