Author(s):
Fontoura, Mara Daniela Bispo
Date: 2015
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/17900
Origin: Repositório Institucional da UNL
Subject(s): Crowdfunding; Modelo de negócio; Jornalismo online; Financiamento; Novos media; Aceitação do público; Crowdfunding; New business model; Online journalism; Funding; New media; Public acceptance; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
Description
Volvidas duas décadas da migração do jornalismo para o meio online, os media ainda não conseguiram encontrar um caminho sólido e enfrentam, agora, o desafio de encontrar um modelo de negócio sustentável. As estratégias para alcançar receitas, atualmente em vigor, têm-se revelado frágeis e incapazes de promover a evolução do exercício jornalístico. O pagamento para aceder a conteúdos online é uma realidade que está longe de ser aceite pelo público, continuando as informações de acesso gratuito a ser a grande atração quer para os leitores quer para os anunciantes publicitários. Importa estudar um novo modelo de negócio que possibilite a sustentabilidade dos meios de comunicação, que atraia e fidelize leitores e que estimule a aquisição de publicações produzidas no ecossistema online. O Crowdfunding, enquanto modelo nativo da web que constitui um novo meio de angariação de fundos através da multidão, é o objeto de estudo central do trabalho em desenvolvimento. Pretende-se compreender de que forma o novo modelo, alternativo aos mais tradicionais, poderá ser aplicado ao jornalismo e em que medida poderá ser considerada uma solução para a crise que o setor enfrenta. Ambiciona-se trazer a debate as peculiaridades do Crowdfunding bem como apurar a aceitação dos leitores a esta nova forma de financiamento. Partindo da lógica em que operam plataformas como Spot. Us ou Catarse - destinadas ao financiamento exclusivo de projetos jornalísticos através do Crowdfunding - tentarse- à perceber se existe espaço para a implementação do novo modelo de negócio no jornalismo português.
After two decades of journalism's migration to the web, the process is far from being completed and media hasn't yet found a sustainable business model. Strategies to achieve revenue have proved fragile and unable to promote the evolution of the journalistic exercise. The payment to access online content is a reality that is far from being accepted by the public, continuing the free access of information to be the major attraction both for the readers and advertisers. It is necessary to study a new business model that allows the sustainability of the media to attract and fidelize readers and encourages the purchase of publications produced in the online ecosystem. The Crowdfunding, as native web model, which is a new way to raise funds through the crowd, is the central subject matter of the work in progress. The aim is to understand how the new model, as an alternative to traditional one, can be applied to journalism and to what extent can be considered a solution to the crisis facing the sector. It aims to bring to debate the peculiarities of the crowdfunding and to ascertain the acceptance of readers to this new form of financing. Starting from the operating of selected platforms such as Spot. Us or Catarse - intended for exclusive financing of journalistic projects through Crowdfunding - we will try to discover if there is room for this new business model in Portuguese journalism.