Author(s):
Figueiredo, Pedro Nobre de
Date: 2015
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/17951
Origin: Repositório Institucional da UNL
Subject(s): Eficiência energética; Moto-redutor; Manutenção; Eficiência energética de redutores de engrenagens; Eficiência energética de motores elétricos; Causas de perdas de energia em acionamentos eletromecânicos; Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica
Description
A eficiência energética é um assunto da maior importância na sociedade atual. Na última década tornou-se uma das questões mais centrais, principalmente em sectores energeticamente intensivos como é o caso da indústria transformadora. Embora os benefícios da manutenção para a eficiência energética dos equipamentos sejam intuitivamente conhecidos, ainda não existem muitos estudos que correlacionem e hierarquizem as fontes mais significativas de perdas mecânicas nos equipamentos, e os procedimentos de manutenção mais eficientes na redução destas perdas. A presente dissertação foi elaborada no âmbito da colaboração entre a Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa e a SEW-Eurodrive. Pretendeu-se determinar a influência da qualidade da manutenção e da instalação mecânica na eficiência energética dos componentes do motor-redutor. Especificamente, o estudo de caso considerado foi o de um conjunto moto-redutor comercializado pela empresa, constituído pelo motor elétrico DRN 200 L4 e pelo redutor de engrenagens MC2PLSF04. Concluiu-se que se pode aumentar a eficiência energética de moto-redutores de 66,6% (num cenário de manutenção e instalação mecânica fracas), e de 73% (num cenário de manutenção e instalação convencionais) para 89,9% (num cenário de manutenção adequada e de alinhamento de precisão dos equipamentos com utilização de laser). Quantificações adicionais obtidas constituem os resultados obtidos expressos em termos de aumento de temperatura e de vibrações e a correlação e causalidade com a eficiência energética. As quantificações estabelecidas permitem decisões mais informadas do engenheiro de manutenção, e de qualquer interveniente na indústria em geral. O trabalho constitui também um contributo como revisão das técnicas e paradigmas de manutenção e nas técnicas de diagnóstico existentes na indústria.