Document details

A interação entre pares na aprendizagem de melodias na educação musical

Author(s): Vences, Mariana Barreiros

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/18263

Origin: Repositório Institucional da UNL

Subject(s): Interação entre pares; Autoeficácia; Aprendizagem de Melodias; Prática Letiva; Peer group interaction; Self-efficacy; Learning melodies; Teaching practice; Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes


Description

O presente relatório reflete o trabalho efetuado na Prática de Ensino Supervisionada realizada na Escola Básica Pedro Jacques de Magalhães, durante o ano letivo 2014/2015, no 2º e 3º ciclo. Este trabalho apresenta a descrição de todos os processos envolventes na prática letiva. O relatório pretende contribuir para a reflexão acerca do impacto da interação entre pares na Educação Musical, mais especificamente na aprendizagem de melodias e com base na avaliação das crenças de autoeficácia dos alunos. O relatório divide-se em cinco capítulos principais. O primeiro refere-se à disciplina de Educação Musical e à sua envolvência no sistema educativo em Portugal. No segundo capítulo é contextualizada a prática letiva, caracterizando a Escola Básica Pedro Jacques de Magalhães e o respetivo agrupamento. O terceiro capítulo é relativo às experiências vivenciadas no âmbito da prática letiva e contém a descrição de todos os processos envolvidos na mesma, assim como a descrição e caracterização das turmas e a reflexão sobre as aulas assistidas e lecionadas. No quarto capítulo são apresentados os fundamentos do projeto de investigação que foi levado a cabo na Prática de Ensino Supervisionada onde está presente um estudo onde se discute e apresenta teoricamente uma experiencia realizada nas turmas do 6ºA e 6ºC que teve o intuito de observar se a interação entre pares tem influência na aprendizagem e performance de melodias na Educação Musical. O quinto capítulo contém uma reflexão da prática letiva em modo conclusivo.

The present report reflects the work done in Supervised Teaching Practice, which took place at Pedro Jacques de Magalhães Basic School, during the 2014/2015 school year, carried out at the 2nd and 3rd cycles. This work contains the description of all the processes surrounding the teaching practice. This report aims to contribute for the reflection of peer group interaction impact on Music Education, specifically on the learning of melodies based on the evaluation of student self-efficacy beliefs. The report has five main chapters. The first one refers to Music Education and its involvement in the Education System in Portugal. The second chapter contextualizes the teaching practice and contains the description of Pedro Jacques de Magalhães Basic School and its respective group. The third chapter relates to the obtained experiences on the matter of the teaching practice and describes all utilized processes in it, as well as the description and characterization of the classes and a reflection on assisted and taught lessons. The forth chapter, presents the foundations of the research project carried out in Supervised Teaching Practice, containing a study that discusses and theoretically presents an experience carried out on classes 6ºA and 6ºC with the intent to study the influence of peer group interaction on the learning of melodies in Musical Education. The fifth chapter has the reflection on the practice conclusively.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Reigado, João Pedro
Contributor(s) RUN
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents