Author(s):
Ramos, André Filipe Ferreira
Date: 2008
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/1845
Origin: Repositório Institucional da UNL
Subject(s): Mobilidade; Rede rodoviária urbana; Volumes de tráfego; Nível de serviço; Modelação da rede viária; Benefícios e custos das medidas de melhoria
Description
Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Civil – Estruturas e Geotecnia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa
A presente dissertação tem como objectivo avaliar a eficiência da rede rodoviária urbana do concelho do Barreiro e propor medidas que possam melhorar a mobilidade. Para o efeito, é necessário, em primeiro lugar, conhecer melhor o concelho do Barreiro – o que é feito no capítulo inicial –, através de indicadores e dados estatísticos relativos a demografia e situação económica. Em seguida, descrevem-se detalhadamente os aspectos relativos à mobilidade do Concelho: vias urbanas estruturantes, transporte colectivo rodoviário, dados de sinistralidade, transporte ferroviário e transporte fluvial, e intermodalidade. Na posse de todos estes dados, foi feita uma modelação da rede rodoviária da Península de Setúbal, com base nas contagens da Estradas de Portugal, S.A., usando um software específico para o efeito – o VISUM – para prever os fluxos de tráfego no Concelho e detectar os pontos críticos da rede, onde o nível de serviço pretendido não é conseguido. Finalmente, propõem-se medidas que melhorem a mobilidade da rede urbana, nomeadamente a reformulação de intersecções, prevendo os benefícios para os condutores e os custos inerentes à implementação.