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40 anos em exposição permanente no Museu Calouste Gulbenkian. Contributos para uma Critica do Objeto Museológico

Author(s): Lapa, Sofia Boino de Azevedo

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/18482

Origin: Repositório Institucional da UNL

Project/scholarship: info:eu-repo/grantAgreement/FCT/SFRH/SFRH%2FBD%2F65696%2F2009/PT;

Subject(s): Coleção; Programação museológica; Exposição; Interpretação; Mediação; Exposição Permanente do Museu Calouste Gulbenkian; Collection; Museum Programming; Exhibition; Interpretation; Mediation; Critique; Museum Object; The Calouste Gulbenkian Museum’s Permanent Exhibitions; Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes


Description

Nesta tese defende-se a utilidade da Crítica do Objeto Museológico como ferramenta de estudo e de caracterização da mediação expositiva de uma coleção museológica. Desenvolvida segundo uma metodologia de estudo de caso e perspetivada como investigação prévia à elaboração do plano de curadoria educativa, a Crítica do Objeto Museológico aqui apresentada norteia-se por três questões-chave: Quais são os objetivos gerais da exposição e de que modo (nos) são comunicados? Quais são os conceitos chave e os critérios gerais de organização da exposição (guião) e de que modo (nos) são comunicados? e Que objetos (nos) mostram/dizem ser estes? O estudo de caso desta tese é a Exposição Permanente do Museu Calouste Gulbenkian. A caraterização geral da função de mediação expositiva desta Exposição reporta para o seu atual ciclo expositivo (2001-2013). De forma a enriquecer esta caraterização, apresenta-se um breve estudo das exposições temporárias da coleção do Museu Calouste Gulbenkian realizadas durante o período de programação definitiva da sua exposição permanente (1960-1969) e analisam-se opções da montagem expositiva original (1.º ciclo expositivo: 1969-1999). Porque o caso de estudo desta tese corresponde a um modelo de programação museológica que tem como vector fundamental de identificação do museu a sua ‘exposição permanente’, procurou-se identificar, mediante um Inquérito à Coleção, de que modo esta exposição é representativa do acervo desse Museu. Da aplicação da Crítica do Objeto Museológico desenvolvida nesta tese resultaram ainda duas proposta de guiões de novos mediadores do Museu Calouste Gulbenkian, aqui apresentados enquanto exercícios museológicos

This thesis advocates the usefulness of a Critique of the Museum Object as a tool for study and characterization of expository mediation of a museum collection. Developed after a study-case methodology and envisaged as a research prior to making of an educational curatorial plan, the Critique of the Museum Object here presented is guided by three key-questions: what are the general goals of the exhibition and in which way are they communicated to visitors? What are the key-concepts and the main organizing criteria of the exhibition’s program and in which way are they communicated to visitors? And, how are museum objects interpreted? The study-case of this thesis is the Calouste Gulbenkian Museum’s Permanent Exhibition. The general characterization of this exhibition’s expository mediating function reports to its current exhibition cycle (2001- 2013). In order to enrich this characterization, we present a brief study on the temporary exhibitions from the Calouste Gulbenkian Museum’s collection showed over the period of its permanent exhibition definitive programming (1960-1969) while analyzing options from the original expository setting (1st exhibition cycle: 1969-1999). Because the case study of this thesis corresponds to a model of museum programming in which the fundamental vector identifying the museum is its own ‘permanent exhibition’, we looked for to identify – via an Enquiry to the Collection – in which way this exhibition is representative of that Museum’s collection. The application of the Critique of the Museum Object developed in this thesis has also resulted in two proposals of scripts for new mediating tools of the Calouste Gulbenkian Museum.

Document Type Doctoral thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Silva, Raquel
Contributor(s) RUN
CC Licence
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