Author(s): Moura, Hélder Filipe de Bessa
Date: 2008
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/1858
Origin: Repositório Institucional da UNL
Subject(s): Ranking nacional de escolas; Cultura de escola; Estudo de caso; Escola de sucesso
Author(s): Moura, Hélder Filipe de Bessa
Date: 2008
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/1858
Origin: Repositório Institucional da UNL
Subject(s): Ranking nacional de escolas; Cultura de escola; Estudo de caso; Escola de sucesso
Dissertação apresentada para a obtenção do grau de Mestre em Matemática – Ramo Educacional pela Universidade Nova de Lisboa,Faculdade de Ciências e Tecnologia, sob orientação do Professor Doutor José Manuel Matos
Este trabalho foi desenvolvido segundo um projecto denominado Identificação e caracterização de classes de escolas de sucesso (Refª FCG SEB07P), que tinha como objectivos principais identificar escolas de sucesso, segundo uma definição própria do projecto; caracterizar estas escolas de sucesso, identificando factores organizacionais e de funcionamento comuns; e perceber se alguns dos factores identificados promovem o sucesso escolar. Com este trabalho pretende-se auxiliar este projecto caracterizando a cultura de uma das escolas identificadas como sendo de sucesso, de forma a poder-se reconhecer factores que podem ser promotores do sucesso escolar. Neste sentido, foi realizado um estudo de caso à escola seleccionada onde foram realizadas entrevistas a uma fracção da comunidade escolar, que se tentou ser o mais representativo possível, para além de visitas guiadas às instalações da escola. Com esta metodologia de investigação pretendeu-se estar em contacto mais directo e presencial com a comunidade escolar e desta forma poder observar, reconhecer e descrever com observações reais, a identidade da cultura desta escola. Neste trabalho identificaram-se factores singulares da cultura desta escola que podem ser interpretados como promotores do sucesso