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A argumentação em aula de língua materna e de língua estrangeira

Author(s): Paiva, Rosa Maria Barral Gregores

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/19501

Origin: Repositório Institucional da UNL

Subject(s): argumentação; argumentation; texto argumentativo; argumentative text; didática; didactic; texto de opinião; opinion texts; debate; discussion; discussão; argumentative connectors; conetores argumentativos; argumentative operators; operadores argumentativos; mother tongue class; aula de língua materna; foreign language class; aula de língua estrangeira; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

Neste relatório de Prática de Ensino Supervisionada (PES) desenvolve-se o tema da argumentação, de um ponto de vista teórico e de um ponto de vista didático. No capítulo 1 faz-se uma abordagem geral das principais teorias sobre a argumentação, focando aspetos de interesse para o ensino, em geral, e para a didática das línguas, em particular. No capítulo 2 contextualiza-se a prática de ensino supervisionada, descrevendo a escola e as turmas onde se efetuou. Por fim, no capítulo 3, mostra-se o trabalho específico sobre argumentação feito em sala de aula de língua materna e de língua estrangeira. Uma vez que nestas duas disciplinas o nível de explicitação linguística é diferente, também o é, a exploração da argumentação em cada uma delas. Assim, na aula de língua materna trabalhou-se a escrita do texto de opinião, género que apresenta dificuldades para os alunos, a vários níveis. Este trabalho explícito, dentro das suas limitações, traduziu-se na superação de algumas fragilidades. Na aula de língua estrangeira, embora se tenham explorado alguns recursos linguísticos, a argumentação foi utilizada, sobretudo, como procedimento de motivação: os géneros argumentativos orais debate e discussão, sobre temas de interesse para os alunos, revelaram-se estratégias efetivas para promover a expressão e interação oral na aula de língua estrangeira. Além disso, os temas polémicos tratados foram escolhidos com uma finalidade formativa dos alunos como cidadãos implicados e críticos.

The aim of this intern teaching report is to develop the theme of argumentation, from a theoretical perspective and from a teaching perspective. Chapter 1 makes a general overview of the main theories about arguing, focusing on aspects of interest for teaching, in general, and the teaching of languages in particular. Chapter 2 contextualizes supervised teaching practise, describing the school and the classes where it occurred. Finally, chapter 3 illustrates the specific work done on argumentation in the mother tongue classroom and foreign language classroom. Since the level of linguistic explanation is different in these two types of classes, the exploration of the argumentation in each of them is also different. Thus, in mother tongue classroom we worked on the writing of opinion texts, an educational genre that presents difficulties for students, on several levels. This specific work, within its limitations, was revealed by the overcoming certain weaknesses. In the foreign language classroom, although there was an exploration of some language resources, argumentation was used mostly as a motivational process. The oral argumentative genres debate and discussion, focusing on topics of interest to students, proved to be an effective strategy in stimulating oral expression and interaction in a foreign language classroom. In addition, the controversial topics were chosen with a formative purpose in order to promote their critical and civic skills.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Coutinho, Maria Antónia; Lagunas, Neus
Contributor(s) RUN
CC Licence
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