Author(s):
Pacheco, Joaquim José Gomes
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/19853
Origin: Repositório Institucional da UNL
Subject(s): Gramática; Grammar; Léxico; Lexicon; Classes de Palavras; Classes of Words; Ensino; Teaching; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Description
Os anexos desta dissertação estão disponíveis para consulta na Biblioteca. Cota: TCD 2916
O presente relatório resulta do trabalho realizado durante o ano Letivo de 2012/2013, no âmbito da minha Prática de Ensino Supervisionada (PES) na Escola Secundária com 3º Ciclo de Pedro Nunes e na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. O mesmo conjuga, ao longo de 4 capítulos, uma vertente prática, uma vertente descritiva e uma componente reflexiva, associadas à pedagogia e didática do Português e do Latim. O tema que lhe serviu de base foi a Relação entre Gramática e Léxico e o modo como esta relação pode contribuir para o desenvolvimento do conhecimento Lexical no Português e no Latim. Na impossibilidade de tratar todos os aspetos, a análise incidiu sobre os adjetivos formados com o sufixo –dor e os adjetivos formados com o sufixo –nte, recorrendo, pois, ao processo de formação de palavras por adjetivalização e nominalização: adjetivos ou substantivos formados a partir de verbos. Nesta análise fazse ainda a ponte com o ensino do Português, ao nível do ensino básico. A observação e lecionação de aulas são relativas ao 8º ano, turma D, e 11º ano de Literatura, do Ensino Básico e Secundário, e do primeiro ano do 1º Ciclo de Estudos do Ensino Universitário, no caso do Latim.
This report is the result of work performed during the Academic year of 2012/2013, as part of my Supervised Teaching Practice (SEP) in the Escola Secundária com 3º Ciclo de Pedro Nunes and the Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. The same conjugates over 4 chapters a practical aspect, an aspect descriptive and a reflective component, associated with the pedagogy and teaching of Portuguese and Latin. The theme that it was based was the relationship between grammar and lexicon, and how this relationship can contribute to the development of lexical knowledge in Portuguese and Latin. Unable to treat all aspects, the analysis focused on adjectives formed with the suffix -dor and adjectives formed with the suffix -nte using, because the process of word formation and nominalization by adjectives: adjectives or nouns formed from verbs. In this analysis it is also the bridge with the teaching of Portuguese at the basic education level. Observation and teaching of lessons are for the 8th year, class D, and 11th grade Literature, the Elementary and Secondary Education, and the first year of the 1st cycle of studies of University Education in the case of Latin.