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Arte e cultura para as crianças: o papel do centro cultural

Author(s): Ramos, Sara Huberty Nogueira

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/19914

Origin: Repositório Institucional da UNL

Subject(s): Arte; Cultura; Bebés; Espaço cultural; Educação; Público; Espectáculos culturais; Children; Babies; Cultural venue; Education; Public; Culture; Art; Cultural events; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação


Description

O presente relatório de estágio foi elaborado no 2º ano do Mestrado em Ciências da Comunicação – Estudo dos Media e do Jornalismo, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É o resultado de quatro meses de estágio (entre Setembro e Dezembro de 2015) no Centro Cultural de Liège, uma instituição cultural de grande relevância no panorama cultural belga e pioneiro na abordagem que faz ao público jovem – nomeadamente, às crianças até aos 6 anos. Nas últimas décadas, temos assistido a um aumento gradual do protagonismo das crianças no panorama económico, cultural e mediático da sociedade contemporânea, com as crianças a tornarem-se um dos segmentos de mercado de maior difusão mundial. A par com esta realidade, surgem cada vez mais iniciativas educacionais e programas para crianças e bebés organizados pelos espaços culturais como museus e centros culturais. Mas que público é este que se constrói na cultura? Como são olhadas as crianças pelos espaços culturais que as procuram? Este relatório procura reflectir sobre estas questões, tomando como exemplo central o trabalho desenvolvido no estágio com o Centro Cultural de Liège, e conclui que em espaços como este é construído um lugar onde as crianças são olhadas como espectadoras activas e autónomas e onde, assim, lhes são oferecidas alternativas às propostas da indústria cultural.

This report was written in the 2nd year of the Master’s degree in Communication Sciences – Journalism and Media Studies, in the Faculty of Social and Human Sciences of the New University of Lisbon. It is the result of a four months’ internship (between September and December 2015) at the Cultural Center of Liège, a cultural institution of great importance in the Belgium cultural context and pioneer in the approach it makes to the young public - particularly children up to 6 years.. In recent decades, we have witnessed a gradual increase in the role of children in the economic, cultural and media landscape of contemporary society, with children becoming one of the leading segments in the global market. Along with this reality, there are more and more educational initiatives and programs for children and babies organized by cultural venues such as museums and cultural centers. But what kind of audience is built in this context? How are children looked at by the cultural spaces that seek them? This report attempts to reflect on these issues, taking as a central example the work done at the Cultural Center of Liège and concluding that in institutions as these, a place is built where children are regarded as active and autonomous spectators and where, therefore, they are offered alternatives to the propositions of the cultural industry.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Ponte, Cristina
Contributor(s) RUN
CC Licence
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