Document details

Literacia para a saúde no contexto angolano : contributos para a validação do instrumento de avaliação da literacia para saude : European Health Literacy Survey (hls-eu-pt®)

Author(s): Santos, Teresa Cristina Bombo dos Santos e

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/20035

Origin: Repositório Institucional da UNL

Subject(s): Literacia; Literacia para a saúde; Promoção da saúde; Salutogénese; Sentido de Coerência; HLS-EU-PT®; Literacy; Health literacy; Health promotion; Salutogenesis; Sense of Coherence; HLS-EU-PT®; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais


Description

RESUMO - A literacia para a saúde é reconhecida hoje no âmbito da promoção da Saúde como um elemento fundamental no empoderamento do cidadão. O objectivo deste trabalho é o de verificar a exequibilidade da utilização e validação do instrumento HLS-EU-PT® que operacionaliza a Literacia para a Saúde no contexto angolano (LiSan). Este estudo transversal parte da aplicação de um questionário a uma amostra de 208 inquiridos. A avaliação da fidelidade interna da escala HLS-EU-PT® apresenta valores globais elevados (alfa de Cronbach α=0.97), bem como nas três dimensões: cuidados curativos (α=0.93); prevenção da doença (α=0.93); promoção da saúde (α=0.95). Dos inquiridos, 56.8 têm um nível de LiSan precário. Foram definidas três perspetivas operacionalizadas através de índices construídos a partir do instrumento HLS-EU-PT®: a primeira foca o acesso e compreensão da informação relevante para a saúde; a segunda, a utilização e avaliação da informação (incluindo-se a medicina tradicional); a terceira, o acesso aos cuidados de saúde. Os valores dos coeficientes de correlação pearson foram positivos e fortes entre as perspetivas 1 e 2 (0,942), e positivas e fracas entre as perspetivas 1 e 3 (0,180) e entre 2 e 3 (0,214). Estes resultados realçam o trabalho a desenvolver neste âmbito na sociedade angolana perante a baixa LiSan. Os resultados apontam para a possibilidade de utilização do instrumento HLS-EU-PT® no contexto angolano. Este estudo contribui para estruturar políticas de saúde favoráveis à promoção da saúde através da LiSan, na medida em que este tema está ausente dos programas nacionais de saúde angolanos.

ABSTRACT - Health Literacy is recognized today as part of the health promotion drive towards citizens’ empowerment. The aim of this research is to verify in the Angola context (LiSan) the usability, feasibility and validation of HLS-EU-PT® instrument that operationalizes the concept of Health Literacy. This cross-sectional study uses a sample of 208 participants that answered a pencil and paper survey. Reliability analysis of HLS-EU-PT® dimensions show an internal consistence (Cronbach's alpha coefficient) of 0.93 (Health Care), 0.93 (Disease Prevention) and 0.935 (Health Promotion), while the global instrument presents a value of 0.97. Inadequate and problematic LiSan (56,8%) indicate that more than one in every two of the respondents have limited LiSan. Three perspectives were defined by indices based on the HLS-EU-PT® instrument: the first focuses on the access and information understanding; the second refers to the use and evaluation of information – and here were included items related to traditional medicine. The third focus access to health care. The values of Pearson's correlation coefficients were positive and strong among perspectives 1 and 2 (0.942) and weak between 1 and 3 (0.180) and between 2 and 3 (0.214). These results allow us to conclude for the usability of the HLS-EU-PT® instrument in the context of Angola. These results highlight the relevant work that needs to be developed in this field towards the increment of LiSan of the population of Angola. This study contributes to structure health policies favorable to health promotion through the means of health literacy, since this topic is absent from the national health programs and policies of Angola.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Nunes, Luís Ângelo Saboga
Contributor(s) RUN
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents