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Joga o Coco na Gira de Mestre: religião, ação humana e identidades no litoral de Pernambuco

Author(s): Souza, Fernando Antônio Ferreira de

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/20283

Origin: Repositório Institucional da UNL

Subject(s): Coco; Jurema sagrada; Religião; Política; Identidades; Etnomusicologia; Sacred jurema; Religion; Politics; Identities; Ethnomusicology; Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes


Description

Os anexos deste trabalho estão disponíveis para consulta na biblioteca. Cota: TCD

No litoral de Pernambuco sente-se uma ideologia central nacionalista, velada mas ostensiva e opressora. Os cidadãos, sujeitos periféricos relativamente a esta ideologia central, negociam as suas identidades através de comportamentos expressivos diversos. O coco emerge no meu estudo como um caso no qual esta negociação politica se torna visível. A etnografia que desenvolvo é de carácter eminentemente colaborativo (Campbell e Lassiter 2015) ainda que em muitos casos, devido a medos profundos e outras razões, as vozes daqueles que comigo colaboraram se tenham feito sentir por meios que não dá palavras directamente registável. Centra-se pois num conjunto de sujeitos coquistas através das suas produções metafóricas, por vias discursivas e performativas. Na narrativa etnográfica que desenvolvo, surgem lugares e tempos vividos e lembrados que ganham peso estruturante na minha tese. A partir do encontro com os sujeitos praticantes e estudiosos do coco, o meu estudo seguiu a sua inspiração divina, em aspectos marcantes de religiosidade, e a sua ação humana, reprimida primeiro, expressa depois e finalmente refletida. Por último no meu estudo, e motivado pela minha atividade musical como percussionista, junto uma interpretação de aspectos rítmicos específicos do repertório dos cocos considerados, como que dando voz, através dos diversos cocos, às múltiplas representações identitárias com que me deparei.

In the Pernambuco coast, one feels a nationalist central ideology veiled, though ostentatious and oppressive. Citizens, peripheral subjects in relation to this central ideology, negotiate their identities through different expressive behaviors. Coco emerges in my study as a case in which this political negotiation becomes visible. The ethnography that I developed is eminently collaborative (Campbell and Lassiter 2015) although in many cases, due to deep fears and other reasons, the voices of those who collaborated with me have expressed themselves through means other than those of words to register directhy. It focuses on a group of subjects, coquistas, through their metaphorical production, both discursive and performative. In the ethnographic narrative emerge lived and remembered places and times that step by step gained structural weight in my thesis. After the meeting with the subjects, practitioners and scholars of coco, my study followed their divine inspirations in faith related aspects, and their human actions, first somehow repressed, than expressed and finally reflected. My study was also motivated by my percussionist activity, and in it I used my own performance and interpretation of specific rhythmic aspects of repertoire, as if, through cocos playing, I would give voice to the multiple representations of identity that I came across with.

Document Type Doctoral thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Côrte-Real, Maria de São José
Contributor(s) RUN
CC Licence
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