Author(s):
Lopes, Maria Madalena Messias Nunes
Date: 2016
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/20313
Origin: Repositório Institucional da UNL
Subject(s): Ensino de Espanhol; Ensino de Português; Didática; Texto literário; Don Quixote; Spanish Teaching; Portuguese Teaching; Pedagogy; Literary text; Don Quijote; Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
Description
Este trabalho contém um anexo em Excel que está disponível no Cd na Biblioteca
Este Relatório constitui a reflexão da Prática de Ensino Supervisionado (PES) que decorreu durante o ano letivo de 20015/2016, na Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos. O presente documento tem como objetivo mostrar como o texto literário, mais particularmente fragmentos da novela Don Quijote de La Mancha, de Miguel de Cervantes, pode ser levado às aulas de Espanhol, língua estrangeira e Português, língua materna. Partindo do pressuposto de que a literatura deve ser trabalhada em todos os níveis de ensino, apresenta-se a opinião de alguns autores que vêm revitalizar o texto literário como um instrumento didático poderoso que, nas aulas de Espanhol, língua estrangeira, visa o desenvolvimento das quatro competências: falar, ouvir, ler e escrever. Relativamente à disciplina de língua materna, realçam-se as diferenças do foro didático e metodológico do uso da literatura nas disciplinas de Espanhol e de Português. Uma vez que a PES foi direcionada para a disciplina de Espanhol, destacam-se as estratégias e atividades levadas a cabo nas aulas observadas de modo a ilustrar o que foi defendido na fundamentação teórica. Em síntese, demonstra-se que a obra Don Quijote de la Mancha pode ser um recurso pedagógico motivador e um incentivo à aprendizagem em Espanhol, língua estrangeira, na perspetiva do enfoque comunicativo e na aprendizagem baseada em tarefas, e, em Português, língua materna, no domínio da educação literária, visando alargar a competência literária dos aprendentes. Finalmente, descrevem-se as atividades que foram levadas às aulas observadas
The present document serves the purpose of defending/advocating the use of the literary text, concretely excerpts from the novel/novella Don Quijote de La Mancha by Miguel de Cervantes in Spanish as a foreign language (SFL) and Portuguese as a native language classes. Setting forth from the premise that literature should be studied at all levels of learning, we present/elaborate on the opinion of some authors who have come to revitalize the literary text as a powerful didactic instrument which, in SFL classes, aims at the development of the four skills: speaking, listening, reading and writing. Relatively to Portuguese as a native language, we highlight the didactic and methodological differences of the use of literature between both subjects. Because our Supervised Teaching Practice was aimed at the subject Spanish, we emphasize the strategies and activities implemented in the supervised classes/lessons as a way of illustrating the theoretical arguments previously advocated. In short, we try to demonstrate that the novel/novella Don Quijote de la Mancha can be a motivating pedagogical resource and an incentive to learning, in foreign language teaching in the perspective of the communicative approach and learning by doing. In Portuguese, in terms of literary education, it may act as source of impulse for the widening of the literary competence of leaners. Finally, we describe the activities taken to practice in supervised lessons.