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A expressão oral em língua estrangeira: estratégias para o seu desenvolvimento

Author(s): Prudêncio , Diana Isabel Labreco

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/20381

Origin: Repositório Institucional da UNL

Subject(s): Ensino de língua estrangeira; Expressão oral; Metodologias de ensino; Estratégias; Tipologia de atividades; Papel do professor; Falar uma língua estrangeira; Speaking; Teaching methods; Foreign languages; Speak a foreign language; Strategies; Types of activities; Teacher’s role; Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas


Description

O presente estudo pretende refletir sobre o ensino da expressão oral e apresentar estratégias favoráveis ao desenvolvimento desta competência. No primeiro capítulo, define-se o conceito de expressão oral e procede-se à identificação dos fatores que, segundo diversos autores, condicionam o desenvolvimento da mesma na aula de língua estrangeira. No segundo capítulo, começa-se por apresentar a forma como a expressão oral tem sido abordada pelas diferentes metodologias de ensino de línguas estrangeiras existentes ao longo dos últimos séculos e analisam-se, em seguida, os atuais documentos orientadores do ensino das línguas inglesa e espanhola como línguas estrangeiras no sistema de ensino português, procurando-se aferir as recomendações feitas relativamente à expressão oral. Ainda no segundo capítulo apresentam-se estratégias favoráveis ao desenvolvimento da expressão oral, na opinião dos especialistas, fazendo-se referência à tipologia de atividades e ao papel do professor. No terceiro e último capítulo, apresenta-se a Escola Secundária com 3.º Ciclo Poeta Joaquim Serra, onde foi realizada a Prática de Ensino Supervisionada, e a caracterização das turmas às quais lecionámos. Por fim, descrevem-se as várias fases investigação-ação e apresentam-se as respetivas conclusões.

This study aims to reflect on the teaching of speaking and to present strategies for developing that skill. In the first chapter, the concept of speaking is defined and the factors that, according to several authors, affect the development of speaking skills in the foreign language classroom are pointed out. The second chapter introduces the different approaches to speaking teaching throughout the past centuries and analyses the current official documents that provide the guidelines for the teaching of English and Spanish as foreign languages in the Portuguese schools, in an attempt to identify what is recommended about the teaching of speaking. The second chapter also presents effective strategies for developing speaking skills, according to experts, and refers to types of activities that can be used and to the teacher’s role. In the third and last chapter, the Escola Secundária com 3.º Ciclo Poeta Joaquim Serra, where the Supervised Teaching Practice took place, is presented, as well as the characteristics of the groups that were taught. Finally, the different stages of the action research are described, as well as their conclusions.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Puga, Rogério Miguel
Contributor(s) RUN
CC Licence
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