Document details

Contribuição para os princípios de certificação na gestão de serviços de Tecnologias de Informação: Caso de estudo certificação SAP na ESPAP

Author(s): Coelho, Mariana Semeão

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/20623

Origin: Repositório Institucional da UNL

Subject(s): Gestão de serviços de TI; SAP Quality Management framework; melhoria contínua de processos; KPI; Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica


Description

No mundo tecnológico, os sistemas de informação e a respetiva gestão têm-se tornado um pilar fundamental para a competitividade e a sobrevivência das organizações. Cada vez mais, o seu sucesso depende da capacidade de adaptação às constantes mudanças tecnológicas e exigências do mercado, realinhando os investimentos nas Tecnologias de Informação (TI) em competências, tecnologias, produtos e serviços prestados. Nesta realidade, é esperado que as organizações sejam capazes de inovar, acompanhando as constantes alterações do mercado, prestar serviços com altos níveis de qualidade, disponibilizar produtos ou softwares num curto período de tempo e ao menor custo possível. Para tal, torna-se cada vez mais evidente a necessidade das organizações recorrerem à gestão de serviços de Tecnologias de Informação, o que lhes possibilita acompanhar e satisfazer as exigências dos seus clientes e obter o máximo de retorno investido nas TI. Neste contexto, a presente dissertação visa analisar e implementar príncipios de gestão da qualidade em serviços de TI na realidade dos processos da ESPAP – Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública. A gestão da qualidade de serviços de TI permite vários fatores cruciais à prestação de serviços de forma eficiente e eficaz, visando essencialmente a padronização e simplificação de processos, o alinhamento estratégico entre as equipas de TI e de Negócio, e a implementação da filosofia de melhoria contínua. A dissertação baseia-se na definição e implementação de vários conceitos e princípios CCOE - Customer Center of Expertise - da gestão de qualidade do framework em utilização, o SAP Quality Management framework, onde são requeridos vários aspetos técnicos inerentes à melhoria contínua, tais como a utilização e monitorização regular de indicadores de performance (KPI) e o controlo da qualidade de processos adaptados às necessidades da organização em estudo.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Grilo, António
Contributor(s) RUN
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents