Author(s):
Lúcio, Ana Arnaut Pombeiro da Silva
Date: 2016
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/20627
Origin: Repositório Institucional da UNL
Subject(s): Lean; Seis Sigma; DMAIC; Tempo de espera; Cuidados de saúde; Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica
Description
O aumento progressivo da exigência dos clientes torna fundamental que as organizações possuam uma resposta cada vez mais eficiente e que melhorem continuamente a qualidade dos serviços administrados. Esta premissa é válida também para as organizações prestadoras de cuidados de saúde, as quais procuram aumentar o nível de satisfação dos seus utentes. O Centro Clínico Champalimaud identificou a necessidade de melhorar o processo de prescrição e preparação dos tratamentos de quimioterapia. Os objetivos definidos para este estudo foram reduzir em 50% o número de atividades de valor não acrescentado e reduzir em 30% o tempo de espera dos doentes pelo tratamento. Para atingir estes objetivos, aplicou-se uma filosofia de melhoria de processos, o Lean Seis Sigma. Abordou-se o problema utilizando o ciclo DMAIC juntamente com princípios do Lean e ferramentas e técnicas de Lean Seis Sigma. Foram identificadas nove oportunidades de melhoria relacionadas, essencialmente, com ineficiência na comunicação e com elevados tempos de espera nas diferentes etapas do processo. Espera-se que, através da implementação das sugestões de melhoria, se verifique uma redução em 86% do número de atividades de valor não acrescentado e uma redução do tempo de espera dos doentes, em 50% para tratamentos parentéricos e em 71% para tratamentos Per Os. Os resultados esperados que superam os objetivos propostos inicialmente, aumentarão a eficiência do processo em estudo e, consequentemente, a satisfação dos utentes e profissionais de saúde, reduzindo ainda os custos associados aos desperdícios. Estes resultados reforçam a aplicabilidade da filosofia Lean Seis Sigma à área da saúde.