Author(s):
Santos, Joana Raposo Nunes
Date: 2017
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/23554
Origin: Repositório Institucional da UNL
Subject(s): Era Digital; Jornalismo Online; Consumo; Audiências; Meios de Comunicação Tradicionais; RTP Notícias; AudiencesRTP Notícias; Consumption; Digital Age; Online Journalism; Traditional Media; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
Description
O jornalismo online tem visto, ao longo da sua existência, um aumento da sua popularidade. A cada avanço tecnológico torna-se mais fácil aos cidadãos terem acesso imediato às notícias mais recentes, conseguindo assim manter-se constantemente actualizados. A presença dos órgãos de comunicação em redes sociais permite um ainda maior alcance das audiências, que têm a possibilidade de interagir com as notícias através de "gostos", comentários e partilhas. A facilidade com que é possível chegar à informação através de dispositivos com acesso à Internet faz, assim, questionar se os meios de comunicação tradicionais continuam a ser tão essenciais como antes da era digital. Tendo em consideração um já existente declínio da imprensa escrita, torna-se possível questionar se a televisão e a rádio terão o mesmo destino. O presente relatório de estágio procurará demonstrar de que modo se tem o jornalismo online imposto sobre os restantes meios e quais as consequências de tal fenómeno, utilizando o website da RTP Notícias como estudo de caso. Nesse contexto, será também interessante compreender se as tendências de consumo noticioso do online são as mesmas que no jornalismo tradicional.
Online journalism has seen, throughout its existence, an increase in its popularity. Every technological advance makes it easier for citizens to have immediate access to the latest news, thus keeping themselves constantly updated. The presence of the media in social networks allows an even greater reach of the audiences, who have the possibility to interact with the news through "likes", comments and shares. The ease with which information can be accessed through devices with Internet connection thus raises the question of whether traditional media remains as essential as it was before the digital age. Considering an already existing decline in the written press, it becomes possible to question whether television and radio will have the same fate. This internship report will seek to demonstrate how online journalism has imposed itself above other media and what the consequences of such a phenomenon are, using the RTP Notícias website as a case study. In this context, it will also be interesting to understand if online news trends are the same as in traditional journalism.