Document details

O elefante na sala de pós-produção: a utilização de library music em criações audiovisuais

Author(s): Durand, Júlia Suzanne Pereira da Cunha

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/23658

Origin: Repositório Institucional da UNL

Subject(s): Library music; Production music; Stock music; Audiovisual; Música na internet; Indústrias musicais; Música na televisão; Sociologia da música; Música; Cinema; music in the internet; Music industries; Music in television; Music sociology; Music; Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes


Description

A chamada library music, uma designação internacional, é atualmente utilizada em inúmeros conteúdos audiovisuais, constituindo um recurso musical essencial para produtores, uma indústria musical com uma importante presença online, e uma fonte de rendimentos com uma crescente relevância para compositores. Apesar da utilização desta música pré-existente ser cada vez mais significativa e diversificada nos seus destinos (desde documentários e telejornais a vídeos de youtube e pornografia), esta produção musical é ainda pouco investigada, sem que haja um questionamento aprofundado dos aspetos que levam à sua depreciação e reputação de música estereotipada e “enlatada”. A classificação de library music segundo emoções, instrumentação ou géneros de produção, entre outros, é uma prática transversal aos sites nos quais é comercializada. Partindo desses processos de categorização como principal objeto de estudo, exploro o papel de relevo que assumem as categorias, títulos, palavras-chave e descrições que acompanham estas faixas musicais, nomeadamente: qual o seu peso aquando da composição de library music e da aplicação desta em filmes de todo o tipo; até que ponto são esses textos um reflexo e, simultaneamente, um reforço de convenções musicais e narrativas presentes em produções cinematográficas e televisivas, constatáveis já no contexto do cinema mudo; e de que modo contribui a sua classificação padronizada para os juízos de valor negativos de que esta produção musical é alvo, ao destacar a sua organização estrutural em torno de categorias tipificadas, bem como a sua relação incontornável com clichés musicais recorrentes em produtos audiovisuais. Focando a categorização desta música nas plataformas online Audio Network e Cézame, companhias de alcance internacional, circunscrevome ao momento de produção de library music e às interações entre os consultores musicais e os compositores dos sites. Realizei para tal entrevistas a estes intervenientes, uma análise dos textos dos sites e das faixas musicais, e utilizei um enquadramento teórico informado pela sociologia da música e pela produção bibliográfica sobre a música no audiovisual. A observação dos processos de categorização efetuados pelas duas companhias visadas, com especial enfoque nas categorias relativas a locais, emoções e narrativas, revela o quão a produção e difusão de library music se encontra estreitamente ligada à procura das indústrias audiovisuais. Permite, também, demonstrar o grau de estandardização e cristalização destas categorias entre diferente sites, independentemente da localização geográfica dos seus consultores musicais, compositores e utilizadores, posicionando-se assim como um reflexo de um imaginário audiovisual cada vez mais global.

Library music, as internationally designated, is currently used in countless audiovisual contents, thus becoming an essential musical resource for media producers, a music industry with a growing online presence, and an increasingly relevant source of revenue for composers. Although the use of this pre-existing music is rapidly gaining more significance and more varied uses (from documentaries and television news to pornography and Youtube videos), this musical production is still under-researched, lacking an in-depth questioning of the aspects that lead to its devaluation and reputation as stereotyped and “canned” music. Library music’s categorization according to emotions, instrumentation or production genres, among other possibilities, is a practice common to every site in which it is currently commercialized. Taking these classification processes as main object of study, I explore the relevant role played by the categories, titles, keywords and descriptions of library music tracks, namely: their importance during the composition and use of this music in any kind of films; to what extent those texts are a reflection and, simultaneously, a reinforcement of widespread narrative and musical conventions in cinema and television productions, already present in the context of silent movies; and in what ways these systematic classifications contribute to the negative value judgments aimed at library music, by highlighting how fundamentally it is organized around standardized categories and recurrent musical clichés in audiovisual products. Focusing on this music’s categorization in the sites of Audio Network and Cézame, two companies with an international reach, I specifically address the moment of production of library music and the interactions between the music consultants and the composers working for these companies. For that purpose, I conducted interviews, analysed the sites’ texts and music tracks, and used a theoretical framework based on the academic literature of music sociology and of music in audiovisual productions. The observation of the classification processes carried out by these two companies (with a special focus on the categories relating to places, moods and narratives) reveals how closely the production and dissemination of library music is tied to the demands of audiovisual industries. It also demonstrates the degree of standardization of these categories between different sites, independently of the geographic location of their music consultants, composers and users, thus positioning library music as a reflection of increasingly global audiovisual imaginaries.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Ribeiro, Paula Gomes
Contributor(s) RUN
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents