Author(s):
Antunes, Sofia Simões
Date: 2008
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/2429
Origin: Repositório Institucional da UNL
Subject(s): Sistemas de informação geográfica (SIG); Sociedade de informação; Ensino; Docente; Ensino básico 1.º ciclo; Formação inicial de docentes; Competências; Ensino/aprendizagem; Globos Virtuais; WebSIG; Geographic information system (GIS); Society of information; Teaching; Teacher; Primary school; Teachers’ formation; Skills; Teaching/Learning; Virtual globes; WebGIS
Description
Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica
Perante uma Sociedade de Informação, onde as novas tecnologias adquirem cada vez maior importância, urge repensar o papel da escola e professores. É necessário adequar as metodologias de ensino às novas exigências, onde a literacia informática e a capacidade de análise espacial se tornam indispensáveis. O contacto com a tecnologia, logo nos primeiros anos de escolaridade, deve ser incentivado, servindo de base a uma aprendizagem construtivista. Neste contexto, os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) assumem-se como um ferramenta essencial, possibilitando o “aprender fazendo” em diversas áreas disciplinares e não disciplinares.(...)