Document details

Resolução de problemas em educação matemática: contributo para uma análise epis...

Author(s): Boavida, Ana Maria Dias Roque de Lemos cv logo 1

Date: 1993

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/272

Origin: Repositório Institucional da UNL


Description
Pretende-se com este estudo contribuir para a compreensão de como os professores de matemática interpretam a resolução de problemas no contexto da matemática escolar em geral e no contexto do desenvolvimento dos alunos em particular. Como pressupostos deste trabalho estão o reconhecimento da pluralidade dos modos de aprender, da diversidade dos espaços onde o conhecimento se constrói, do carácter único da interacção da pessoa com o meio em que vive, da complexidade do fenómeno do sucesso ou insucesso em matemática e da importância de uma cultura matemática de base como condição necessária, no actual contexto histórico e social, a construção da Pessoa. O objectivo deste estudo é duplo: (a) pesquisar e compreender as representações pessoais dos professores relativas a problema e resolução de problemas no âmbito da educação matemática; (b) explorar possíveis relações entre estas representações e as suas filosofias pessoais sobre matemática. Dissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e Desenvolvimento
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Ambrósio, Teresa
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents

No related documents