Detalhes do Documento

Resolução de problemas em educação matemática: contributo para uma análise epistemológica e educativa das representações pessoais dos professores

Autor(es): Boavida, Ana Maria Dias Roque de Lemos cv logo 1

Data: 1993

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10362/272

Origem: Repositório Institucional da UNL


Descrição
Dissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e DesenvolvimentoPretende-se com este estudo contribuir para a compreensão de como os professores de matemática interpretam a resolução de problemas no contexto da matemática escolar em geral e no contexto do desenvolvimento dos alunos em particular. Como pressupostos deste trabalho estão o reconhecimento da pluralidade dos modos de aprender, da diversidade dos espaços onde o conhecimento se constrói, do carácter único da interacção da pessoa com o meio em que vive, da complexidade do fenómeno do sucesso ou insucesso em matemática e da importância de uma cultura matemática de base como condição necessária, no actual contexto histórico e social, a construção da Pessoa. O objectivo deste estudo é duplo: (a) pesquisar e compreender as representações pessoais dos professores relativas a problema e resolução de problemas no âmbito da educação matemática; (b) explorar possíveis relações entre estas representações e as suas filosofias pessoais sobre matemática.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Ambrósio, Teresa
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.