Document details

Escola e espaço local: representações e práticas dos professores do Barreiro

Author(s): Almeida, Fernando Miguel de Matos Vasconcelos

Date: 1993

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/294

Origin: Repositório Institucional da UNL

Subject(s): Representações do espaço; Espaço local; Imagens da cidade; Relação escola-meio; Práticas educativas


Description

Dissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e Desenvolvimento

Num momento em que os professores se constituem em actores fundamentais de uma reforma educativa, que atribui ao nível local competências e possibilidades de adaptação dos processos educativos aos contextos sociais e culturais dos alunos, propõe-se o conceito de representação do espaço como identificador de um processo de distanciamento dos professores face aos contextos locais onde exercem a sua actividade. As representações do espaço funcionam como formas de reconhecimento e de apreciação de contextos da acção profissional, e constituem-se como marcos referenciais das práticas profissionais dos professores. Pela sua definição recobrem simultaneamente a visibilidade das relações de significação, de valorização e de centração que se estabelecem com o espaço e com a sociedade que o ocupa.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Guerra, Isabel Maria
Contributor(s) RUN
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents