Author(s): Afonso, Clarisse Costa
Date: 2006
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/3757
Origin: Repositório Institucional da UNL
Subject(s): Formação de professores; CLIL; Línguas
Author(s): Afonso, Clarisse Costa
Date: 2006
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/3757
Origin: Repositório Institucional da UNL
Subject(s): Formação de professores; CLIL; Línguas
O Programa LINGUA, Comissão Europeia, fomenta a aprendizagem e divulgação das línguas pelo menos desde 1990, com o que pretende reforçar a dimensão europeia nos sistemas de ensino, acabar com as barreiras linguísticas e culturais na mobilidade transnacional, promover o multilinguismo. Com estas medidas alcançar-se-á um maior desenvolvimento pessoal, uma reforçada integração social e, como corolário, uma economia europeia de vanguarda. No prossecução dessas metas, os países da UE que ainda o não praticavam, introduziram no ensino obrigatório a aprendizagem de uma segunda língua estrangeira. A aprendizagem precoce de línguas estrangeiras, a competência linguística dos professores e a aprendizagem de uma disciplina através de uma língua estrangeira foram, no decorrer dos últimos anos, objecto de diversas medidas por parte da União Europeia.