Document details

Centros de recursos e formação de professores: um estudo sobre as representações do papel desempenhado pelos centros de recursos na dinâmica de formação

Author(s): Marques, Maria Teresa Cruz Correia

Date: 1997

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/405

Origin: Repositório Institucional da UNL

Subject(s): Centros de recursos; Recursos; Formação; Autoformação; Representações sociais; Inovação


Description

Dissertação de mestrado em Ciênias da Educação: área de Educação e Desenvolvimento

O estudo que a seguir se apresenta situa-se no campo da formação, mais concretamente, no campo da formação inicial de professores. Com este estudo procuramos identificar e compreender, junto de uma população de utilizadores do Centro de Recursos, os alunos dos cursos de formação inicial de uma Escola Superior de Educação do Ensino Superior Politécnico: as representações dos limites e contributos do Centro de Recursos para a sua própria formação, nomeadamente a identificação de dimensões do centro de recursos, que limitam ou favorecem a formação dos utilizadores e o seu desenvolvimento. Foi utilizada uma metodologia do tipo qualitativo. Para a recolha de dados, foram feitas entrevistas exploratórias numa primeira fase do estudo e, numa segunda fase, entrevistas semi-directivas. Trabalhou-se sobre um corpus de sete entrevistas. Os dados foram tratados e interpretados segundo a análise temática de conteúdo.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Ambrósio, Teresa
Contributor(s) RUN
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents