Author(s): Maneca, Cátia Filipa dos Reis
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/5141
Origin: Repositório Institucional da UNL
Subject(s): Estágio pedagógico; GeoGebra; Semelhança de figuras
Author(s): Maneca, Cátia Filipa dos Reis
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/5141
Origin: Repositório Institucional da UNL
Subject(s): Estágio pedagógico; GeoGebra; Semelhança de figuras
Dissertação apresentada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para a obtenção do grau de Mestre em Ensino da Matemática do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Secundário
O presente Relatório de Estágio tem como principal objectivo descrever a minha reflexão geral do que foi o meu ano de Estágio Pedagógico e, também uma análise e reflexão da minha experiência com a introdução das tecnologias de informação e comunicação (TICs),nomeadamente o software GeoGebra, na aprendizagem dos alunos na temática da Semelhança de Figuras no 9º ano de escolaridade. Na minha reflexão do estágio, procurei transmitir tudo o que senti e aprendi nesta minha passagem pela Escola Secundária João de Barros, situada em Corroios, nomeadamente nas turmas B e A do 9º e 10º ano de escolaridade, respectivamente. No trabalho de investigação desenvolvido na prática pedagógica, procurei dar resposta à questão: A utilização do software GeoGebra poderá contribuir para uma “nova” aprendizagem do tema Semelhança de Figuras, tornando os alunos mais interessados e autónomos, tendo em conta o seu desempenho? Para responder a esta questão utilizei uma investigação-acção, recorrendo a várias técnicas de recolha e análise de dados. Depois de uma análise profunda dos dados recolhidos pude verificar que o GeoGebra foi uma mais-valia na aprendizagem dos alunos, não só por ser um instrumento motivador como também foi uma ferramenta facilitadora do seu processo de aprendizagem.