Document details

Relatório de estágio

Author(s): Maneca, Cátia Filipa dos Reis

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/5141

Origin: Repositório Institucional da UNL

Subject(s): Estágio pedagógico; GeoGebra; Semelhança de figuras


Description

Dissertação apresentada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para a obtenção do grau de Mestre em Ensino da Matemática do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Secundário

O presente Relatório de Estágio tem como principal objectivo descrever a minha reflexão geral do que foi o meu ano de Estágio Pedagógico e, também uma análise e reflexão da minha experiência com a introdução das tecnologias de informação e comunicação (TICs),nomeadamente o software GeoGebra, na aprendizagem dos alunos na temática da Semelhança de Figuras no 9º ano de escolaridade. Na minha reflexão do estágio, procurei transmitir tudo o que senti e aprendi nesta minha passagem pela Escola Secundária João de Barros, situada em Corroios, nomeadamente nas turmas B e A do 9º e 10º ano de escolaridade, respectivamente. No trabalho de investigação desenvolvido na prática pedagógica, procurei dar resposta à questão: A utilização do software GeoGebra poderá contribuir para uma “nova” aprendizagem do tema Semelhança de Figuras, tornando os alunos mais interessados e autónomos, tendo em conta o seu desempenho? Para responder a esta questão utilizei uma investigação-acção, recorrendo a várias técnicas de recolha e análise de dados. Depois de uma análise profunda dos dados recolhidos pude verificar que o GeoGebra foi uma mais-valia na aprendizagem dos alunos, não só por ser um instrumento motivador como também foi uma ferramenta facilitadora do seu processo de aprendizagem.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Domingos, António; Teles, Filomena
Contributor(s) RUN
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents