Author(s):
Raposo, Fernando Manuel
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/5281
Origin: Repositório Institucional da UNL
Subject(s): Racionalidade instrumental; Razão comunicativa; Reflexividade; Sociedade da informação; Info-alfabetização; Mobilidade; Empregabilidade; Competitividade; Garantia da qualidade; Currículo
Description
Dissertação de Doutoramento em Teoria Curricular e Metodologias de Ensino.
O estudo que nos propomos realizar alicerça-se no quadro teórico enformado pela emergência de um novo modelo de racionalidade, em consequência do questionamento e rejeição do modelo de racionalidade positivista; pelo desenvolvimento das tecnologias da informação e da comunicação, que intensificaram as relações sociais à escala mundial e pela assumpção dos princípios e objectivos enunciados na Declaração de Bolonha, quanto à criação do espaço europeu do ensino superior. Tendo em conta o objectivo do estudo, procurar-se-á identificar, a partir da análise dos planos de estudo dos cursos de Artes Plásticas e Design das instituições portuguesas e italianas objecto de estudo, quais as características a que deve obedecer a configuração de um currículo em Artes Visuais (Artes Plásticas e Design) para a pós-modernidade. No presente estudo ter-se-ão presentes a emergência do novo paradigma da educação, em que a valorização do contexto, do diálogo e do consenso se torna imperativo no processo de construção do conhecimento, bem como os enfoques curriculares que actualmente enformam o ensino das artes visuais.