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A colaboração em ambientes virtuais de aprendizagem

Author(s): Torre, Sandra Castro da cv logo 1

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/5304

Origin: Repositório Institucional da UNL

Subject(s): Ambiente virtual de aprendizagem; Aprendizagem colaborativa; Desenvolvimento tecnológico


Description
Trabalho de Projecto de Mestrado em Gestão de Sistemas de e-Learning Este estudo deriva da necessidade de superar um hiato que progressivamente se expande entre dois universos que se deveriam complementar devendo ser um, condição sine qua non do outro: os interesses/necessidades que movem a nova geração de estudantes atraída pelo desenvolvimento tecnológico e a oferta educativa. O envolvimento dos alunos na aprendizagem, a sua pró-actividade, o trabalho exploratório indubitavelmente assumem-se como grandes finalidades educativas a perseguir. No entanto, é fundamental conciliar as necessidades ditadas pela nova economia mundial – a do conhecimento e as que inspiram verdadeiramente os nossos jovens e que, na sua essência, convergem sensivelmente para as actuais exigências do mercado de trabalho: as comunidades virtuais, o trabalho colaborativo, a produção e partilha imediata de informação, a navegação sem fronteiras, o acesso imediato à informação, tudo assente no incessante desenvolvimento tecnológico. Urge deste modo uma rápida reviravolta no seio educativo. Impõe-se novas competências aos nossos jovens e cabe à escola o seu desenvolvimento: promover a criatividade, a capacidade de inovar, o desenvolvimento de competências sociais essenciais no desenvolvimento do trabalho em equipa assente em metodologias colaborativas, motivar nos alunos uma aprendizagem ao longo da vida. Os sistemas interactivos de comunicação são cada vez mais apelativos e reservam um diversificado leque de potencialidades educativas. Se é um facto o fraco investimento tecnológico presente nas salas de aula é também relativamente consensual que a maior parte das residências têm vindo crescentemente a provir-se de tecnologias, designadamente de computadores pessoais e de acesso à internet. Estas circunstâncias permitem a expansão da aprendizagem formal que se restringia até então, à sala de aula. Os conteúdos, o professor e os pares podem interagir sem delimitações do ponto de vista do tempo e do espaço em ambientes virtuais de aprendizagem, como o dokeos. Com efeito, a problemática que move este trabalho reside na aferição das potencialidades que advém de uma aprendizagem híbrida. De que forma a colaboração pode ser potenciada num AVA, que competências implícitas são despoletadas, assim como as repercussões cognitivas e motivacionais geradas em contextos digitais de aprendizagem, são linhas orientadoras desta investigação. O dokeos constituiu a plataforma de aprendizagem seleccionada para desenvolver o curso Geogr@fia. Através deste ambiente de aprendizagem desenvolveram-se metodologias de aprendizagem individuais e colaborativas de construção do conhecimento, incidindo-se sobretudo nesta última. Os alunos puderam interagir de forma colaborativa com ferramentas de aprendizagem inovadoras como os fóruns e os wikis, esclarecer dúvidas e desenvolver trabalhos colaborativos via correio electrónico e chats, interagir com conteúdos interactivos, assim como partilhar aprendizagens alcançadas. A individualização do processo de ensino-aprendizagem adquire um novo ânimo através dos ambientes virtuais, respondendo mais directamente às especificidades que caracterizam cada aluno. A participação e colaboração são incitadas pela presença concomitante de vários elementos da comunidade virtual da aprendizagem que incitam o convívio, discussão e a partilha.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Tomé, Irene
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