Detalhes do Documento

O papel das novas tecnologias na comunicação externa da organização : o caso TAP Portugal

Autor(es): Viana, Júlio cv logo 1

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10362/5707

Origem: Repositório Institucional da UNL

Assunto(s): Internet; Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC); Comunicação organizacional; Comunicação estratégica


Descrição
Dissertação de Mestrado em Ciências da Comunicação – Área de Especialização em Comunicação EstratégicaO desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação (TIC) esteve no centro das principais evoluções económicas e financeiras ao longo da segunda metade do século XX. No entanto, a adopção de novas tecnologias no contexto organizacional veio não só transformar a sua composição e estrutura interna de funcionamento mas também a forma de comunicar com os diferentes públicos-alvo. Tendo em vista os aspectos sociais e organizacionais da introdução das TIC no âmbito empresarial, colocando de parte a componente meramente técnica, aborda-se a temática da construção de uma estratégia comunicacional assente nas novas tecnologias e a consequente transformação no comportamento do indivíduo. O factor de mudança assume-se como um elemento primordial na medida em que o indivíduo adopta uma nova postura perante os estímulos a que é sujeito e, como consequência da transformação do papel de emissor e receptor, também a organização modela o seu comportamento em função das exigências e novos hábitos do seu público-alvo. Neste contexto, a Internet assume-se como plataforma essencial na formação de novas práticas comunicacionais e como potenciadora de uma nova forma de relacionamento entre o indivíduo e a organização. Assiste-se, assim, a uma mudança de paradigma que tem como resultado uma inversão dos papéis desempenhados por cada interveniente no intercâmbio de informação. Tendo como pano de fundo o estudo de caso da TAP Portugal, pretende-se analisar qual o papel que as novas tecnologias representam na elaboração de um plano de comunicação estratégica de uma organização. Numa sociedade cada vez mais globalizada, em que a informação assume-se como o bem mais valioso, importa conhecer a dimensão e a dinâmica provocada pelos novos dispositivos de mediação electrónica na comunicação externa de uma organização.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Ferreira, Joel Hasse
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados