Detalhes do Documento

Internacionalização de empresas de construção portuguesas: análise dos factores de sucesso e da gestão de risco em mercados emergentes

Autor(es): Gama, Miguel Labrincha Da cv logo 1

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10362/6155

Origem: Repositório Institucional da UNL

Assunto(s): Internacionalização; Análise de risco; Modelo de internacionalização; Factores chave na internacionalização


Descrição
Dissertação apresentada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Civil, Perfil de ConstruçãoNum contexto de crise económica europeia, e níveis de crescimento nacionais muito baixos ou nulos, é essencial para as empresas portuguesas a entrada em novos mercados internacionais, tratando-se da sobrevivência das próprias empresas. Os mercados emergentes aparecem como os mais rentáveis na concretização de internacionalizações e o envolvimento de empresas portuguesas neste tipo de mercados é há muito reconhecido. No entanto, a participação de empresas em mercados emergentes apresenta enormes desafios, requerendo às empresas que desenvolvam estratégias apropriadas para uma internacionalização de sucesso. É neste contexto que este trabalho se propõe entender quais os factores cruciais que constituem uma base sólida para uma internacionalização de sucesso. A metodologia adoptada neste estudo incluiu a elaboração de um questionário e respectiva análise estatística. Como resultado foi possível: identificar a envolvência de empresas portuguesas em mercados emergentes; definir as condições gerais de uma empresa que permitem um estabelecimento nestes mercados; definir oportunidades e ameaças que condicionam a tomada de decisão de uma internacionalização; a elaboração de uma correcta análise de risco; o estabelecimento de estratégias adequadas na entrada dos diferentes mercados. Dos resultados foi ainda possível elaborar um processo de internacionalização, de forma a responder às necessidades da indústria.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Cachadinha, Nuno
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo