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Ambiente e sustentabilidade: o ponto de vista dos alunos

Author(s): Roque, Ana Luísa Dionísio Martins cv logo 1

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/6157

Origin: Repositório Institucional da UNL


Description
Dissertação apresentada para obtenção do Grau de Mestre em Ciências da Educação Especialidade Ensino da Biologia e da Geologia, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa O estudo apresentado nesta dissertação debruça-se sobre a Educação Ambiental de um grupo de alunos do ensino básico, em particular as concepções que estes possuem sobre o aumento do efeito de estufa, a destruição da camada de ozono e o esgotamento de recursos naturais. Este estudo divide-se em duas partes fundamentais: um levantamento (survey) das concepções que um conjunto de alunos, de diferentes níveis escolares entre o pré-escolar e o 9.º ano e de diferentes percursos certificadores do 9.º ano, possui sobre os temas acima referidos; uma intervenção sobre um grupo de alunos, seleccionado de entre os anteriores, com o objectivo de comparar as concepções que este possuíam inicialmente com as que desenvolveram após a aplicação de diferentes estratégias de ensino destes mesmos temas. As representações iniciais dos alunos foram investigadas tendo por base um inquérito, administrado na forma de entrevista ou de questionário, levado a cabo em 4 estabelecimentos de ensino, 3 deles situados no concelho de Cascais e 1 no concelho de Odivelas, abrangendo alunos do currículo regular do ensino básico desde o pré-escolar até ao 9.º ano de escolaridade, alunos de currículo alternativo do 9.º ano de escolaridade e ainda alunos de cursos CEF e EFA que conferem certificação do 9.º ano de escolaridade. As diferentes estratégias de ensino aplicadas durante a intervenção, todas elas direccionadas para o esclarecimento das concepções dos alunos sobre o aumento do efeito de estufa e a destruição da camada de ozono, passaram por uma aula de análise documental em quadras com e sem guião orientador, uma aula de pesquisa na internet com guião orientador em díades, uma aula de aplicação de webquest, uma aula expositiva, uma aula de visualização de um filme com e sem guião orientador. As representações que os alunos desenvolveram após a aplicação das diferentes estratégias de ensino foram investigadas tendo por base uma adaptação do inquérito inicial - reportando-se apenas aos conteúdos em detrimento das atitudes - levado a cabo num dos estabelecimentos de ensino, situado no concelho de Cascais, abrangendo um grupo de alunos do currículo regular do ensino básico desde o 6.º até ao 9.º ano de escolaridade.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Teodoro, Vítor; Freitas, João
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