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Da ideia inovadora ao projecto de negócio: metodologia para concepção de negóci...

Author(s): Santos, João Carlos Patrício dos cv logo 1

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/6161

Origin: Repositório Institucional da UNL

Subject(s): Capital de risco; Angariação de capital; Modelo de negócio; Teoria do projecto axiomático; Inovação


Description
Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Mecânica Um dos principais obstáculos que os novos negócios enfrentam é o do seu financiamento. Nas fases iniciais do negócio, quando o risco é elevado e o financiamento bancário não está disponível ou é insuficiente, os empreendedores procuram angariar capitais junto de investidores financeiros, em particular junto de fundos de capital de risco e de business angels; no entanto, apenas uma pequena parte é bem sucedida na obtenção dos fundos necessários. A melhoria da comunicação entre empreendedores e investidores financeiros, assim como a tomada em consideração dos interesses dos investidores na concepção dos novos negócios, contribuem para aumentar as probabilidades de sucesso da angariação de capital. O objectivo desta dissertação é o de propor uma metodologia para a concepção de negócios inovadores orientados para a angariação de capital de risco. Nesta metodologia, o investidor financeiro é considerado o “cliente nº 1”, sem o qual o novo negócio dificilmente poderá arrancar e desenvolver-se. A concepção desta metodologia foi baseada nos princípios da Teoria Axiomática do Projecto; no conhecimento empírico resultante da experiência na área do capital de risco, não só como investidor, mas também na assessoria a empreendedores; na bibliografia relacionada com o desenvolvimento de novos negócios, ainda que a angariação de capital não seja aí considerada como um requisito funcional desde o início da concepção do negócio. A aplicação da metodologia proposta foi avaliada em casos práticos e os resultados obtidos, até ao momento, são encorajadores. Contudo, deverá ter-se sempre presente que a utilização desta metodologia não constitui uma condição suficiente para garantir o sucesso do processo de angariação de capital junto de investidores financeiros.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Mourão, António
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