Author(s):
Ricardo, André Filipe Lucas
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/6625
Origin: Repositório Institucional da UNL
Subject(s): Interfaces tangíveis; Interfaces multitoque; Interfaces caligráficas; Iluminuras medievais; Tecnologia e museus
Description
Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Informática
Actualmente existe uma necessidade crescente, por parte de museus e bibliotecas, em acompanhar as tendências tecnológicas dos nossos tempos. Estas instituições sentem necessidade em adaptar-se às novas tecnologias e assim inovar e desenvolver novas formas de interacção para atrair mais visitantes, sobretudo o público mais jovem, oferecendo experiências ricas, graças a um processo de aprendizagem e interacção mais lúdico. Na sequência de um estudo sobre a cor em iluminuras medievais Portuguesas, surgiu a oportunidade de oferecer ao visitante uma experiência interactiva que contribua para a divulgação da arte ancestral das iluminuras, através da exploração de tecnologias de interacção computacional, de uma forma envolvente e lúdica, com a integração do real e do virtual. O objectivo deste trabalho é assim desenvolver uma instalação interactiva que permita a criação de réplicas de iluminuras medievais, abordando vários aspectos, desde a origem das tintas e métodos de preparação, até ao processo de pintura propriamente dito, e que permita a partilha de informação, para o público em geral, sobre o contexto histórico e social da época, assim como o significado das cores e imagens usadas. A instalação interactiva integrará três plataformas distintas. Uma aplicação desenvolvida para Tablet PCs, que permita simular todo o processo envolvido na criação de iluminuras, no período medieval, assim como a partilha de informação relevante sobre o processo. Uma aplicação desenvolvida para uma superfície interactiva multitoque de grandes dimensões, para exploração das iluminuras medievais e do seu contexto histórico e social. Finalmente, uma aplicação a ser desenvolvida com uma interface tangível, para a exploração de códices virtuais. No âmbito desta dissertação encontra-se o desenvolvimento do software e mecanismos de interacção associados às duas primeiras aplicações, assim como a produção de um protótipo inicial para aferir a viabilidade da terceira aplicação.