Author(s): Palma, Isabel Vieira da Silva
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/6708
Origin: Repositório Institucional da UNL
Subject(s): Resíduos; Reciclagem; Comportamento; Atitude; Informação; Mudança
Author(s): Palma, Isabel Vieira da Silva
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/6708
Origin: Repositório Institucional da UNL
Subject(s): Resíduos; Reciclagem; Comportamento; Atitude; Informação; Mudança
Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia do Ambiente, perfil Gestão e Sistemas Ambientais
Nos finais dos anos 90, foi iniciada em Portugal uma nova política de resíduos que levou ao encerramento das lixeiras a céu aberto, à criação de sistemas multimunicipais e intermunicipais para a gestão de resíduos urbanos e à constituição de fluxos específicos para resíduos que pelas suas características e/ou produção em grande escala precisavam de uma gestão própria. Os resíduos integrados em fluxos de resíduos específicos, passaram a ter recolhas selectivas distintas, para os encaminhar para a reciclagem, o que gerou um aumento da diversidade de locais de recolha. O cidadão passa a desempenhar um papel fundamental na gestão de resíduos porque é a ele que cabe a decisão de realizar a separação dos seus resíduos e transportá-los para os locais adequados. Devido ao papel central do cidadão na gestão de resíduos, a educação e sensibilização da população para esta temática apresenta uma grande importância para o sucesso das medidas dos agentes/entidades gestoras do sector e são componentes essenciais em qualquer programa de reciclagem. Neste sentido, surgiu a ideia de criar uma ferramenta de informação que possibilite ao cidadão o acesso fácil, rápido e gratuito à informação sobre resíduos, que normalmente se encontra dispersa. Esta ferramenta traduzir-se-á numa página na internet que reúna toda a informação sobre resíduos nomeadamente informações práticas de como, quando e onde os depositar. Na primeira parte foi avaliada a influência da comunicação de informação sobre resíduos nos comportamentos de reciclagem dos cidadãos. Foram também avaliados outros factores que podem influenciar estes comportamentos como as variáveis sociodemográficas, situacionais e psicossociais. Na segunda parte foi analisado o papel das entidades gestoras de resíduos na comunicação de informação aos cidadãos através da avaliação de uma amostra de páginas da internet sobre resíduos de diferentes entidades de Portugal e dos países europeus com maiores taxas de reciclagem. Verificou-se que os cidadãos que reciclam mais materiais estão mais informados sobre os sistemas de gestão de resíduos.