Document details

Aprendizagem da geometria em ambientes computacionais dinâmicos: um estudo no 9...

Author(s): Junqueira, Maria Margarida Bettencourt de Beires cv logo 1

Date: 1994

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/68

Origin: Repositório Institucional da UNL

Subject(s): Aprendizagem da geometria; Modelo de van Hiele; Ambientes geométricos computacionais; Figura geométrica; Conjecturas; Provas


Description
Dissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e Desenvolvimento Um ambiente geométrico dinâmico (AGD) computacional permite fazer construções e manipulá-las, conservando invariantes as relações estabelecidas. Neste estudo pressupôs-se que recorrendo a um AGD se podem criar estratégias poderosas para a construção pessoal e social do conhecimento geométrico. À luz dessa hipótese, investigou-se como é que os alunos exploram - realizam, justificam e investigam - construções num AGD e como é que isso os habilita a compreender objectos e relações geométricas, a formular conjecturas e a elaborar argumentos indutivos e dedutivos. Utilizou-se uma metodologia de experiência de ensino, operacionalizada numa intervenção didáctica levada a cabo numa turma do 9ºano.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Ambrósio, Teresa; Matos, José Manuel;
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia