Author(s): Oliveira, Patrícia Abreu Chumbo dos Santos
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/6958
Origin: Repositório Institucional da UNL
Subject(s): Política; Poder; Arte; Cultura; Democracia
Author(s): Oliveira, Patrícia Abreu Chumbo dos Santos
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/6958
Origin: Repositório Institucional da UNL
Subject(s): Política; Poder; Arte; Cultura; Democracia
Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciência Política e Relações Internacionais – Área de Especialização em Ciência Política.
Esta dissertação – Política e Arte: Desvios, leituras e emergências – pretende reflectir em torno da seguinte pergunta de partida: qual a relação entre a política e a arte? Na medida em que nos defrontamos com conceitos altamente complexos e ambíguos, na impossibilidade de se constituir uma definição para os conceitos de política, poder, arte e cultura, optámos por uma abordagem compreensiva dos mesmos, acompanhando os seus excursos teóricos e práticos, descrevendo e problematizando sobre as interacções entre esses mesmos conceitos. A dissolução do projecto das vanguardas marcou uma ruptura significativa na concepção da arte e da cultura e na relação que estas estabelecem com a política. Actualmente, as relações de poder implícitas nesta relação manifestam-se de forma diluída pelos benefícios económicos da cultura de massas e das indústrias criativas. Paralelamente, verificamos que os instrumentos metodológicos da ciência política adaptaram-se face ao paradigma cultural e à necessidade de se produzirem inferências explicativas acerca das dimensões simbólicas, cognitivas e dos valores acerca dos comportamentos políticos. A associação entre estética, ética e política mantém-se presente, embora tenha adquirido contornos relevantes no âmbito da representação, da cidadania e da democracia. Por conseguinte, esta dissertação encontra-se organizada em três partes: uma primeira parte consignada à análise conjuntural – aos desvios e relação entre conceitos; uma segunda parte dedicada ao enquadramento metodológico – leituras e acomodação dos conceitos face ao paradigma cultural; e uma terceira parte focada na exposição demonstrativa – emergência empírica dos pressupostos artísticos e culturais envolvidos nos tópicos da representação, da cidadania e da democracia cultural.