Author(s): Amaro, Jaqueline Vaz
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/7174
Origin: Repositório Institucional da UNL
Subject(s): Crianças; Redes sociais; Internet
Author(s): Amaro, Jaqueline Vaz
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/7174
Origin: Repositório Institucional da UNL
Subject(s): Crianças; Redes sociais; Internet
Trabalho projecto de mestrado em Novos Media e Práticas Web
A realização deste trabalho de projecto tem como objectivo tecer algumas considerações acerca dos conceitos de Internet, crianças e tweens, redes sociais e novas tecnologias, onde procuramos compreender as relações que se estabelecem entre os diferentes agentes da comunicação. Num contexto mais específico, temos interesse em perceber qual o papel e relevância das novas tecnologias e das ferramentas interactivas para o público infanto-juvenil em Portugal. O estudo incide sobre o canal temático infantil ‘Disney Channel Portugal’, um canal criado em 2001, que embora tenha raízes internacionais, tem adoptado uma política de expansão além fronteiras. Para melhor o caracterizar, realçamos os principais indicadores que contribuem para o seu reconhecimento no mercado: longevidade e consolidação da marca Disney; forte aposta no marketing; associação à música; associação a grandes marcas; aposta nas novas tecnologias, com destaque para a comunicação e alteração de imagem que o canal tem vindo a desenvolver. Ao nível do site www.disneychannel.pt, enumeramos as principais vantagens e os entraves à sua utilização, com recurso a uma entrevista à relações-públicas e responsável de marketing do canal. Numa vertente quantitativa, procedemos à aplicação de um questionário aos alunos de 3º e 4º ano de uma escola pública e de uma escola privada, entre os dias 14 e 17 de Junho de 2011, a uma amostra de 107 inquiridos, com o objectivo de compreender a ligação das crianças e jovens às tecnologias da informação, a predisposição destes à utilização de redes sociais, analisando também as questões da segurança e dos perigos online. As variáveis demográficas estudadas foram: género, idade, ano de escolaridade e concelho de residência.