Author(s): Silva, Edgar Filipe de Freire Ferreira da
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/7188
Origin: Repositório Institucional da UNL
Subject(s): Fotografia Aérea Digital; Processamento de Imagem; Processamento de IMU; DMC
Author(s): Silva, Edgar Filipe de Freire Ferreira da
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/7188
Origin: Repositório Institucional da UNL
Subject(s): Fotografia Aérea Digital; Processamento de Imagem; Processamento de IMU; DMC
Trabalho de Projecto apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão do Território na Área de Especialização em Detecção Remota e Sistemas de Informação Geográfica
O aparecimento da possibilidade técnica de aquisição de fotografia aérea digital proporcionou metodologias alternativas de trabalho para a produção de cartografia vectorial. A cartografia produzida até ao início do século XXI, em Portugal, assentava na aquisição de fotografias aéreas em formato analógico. Assim, para que essas fotografias fossem, e sejam ainda, introduzidas no processo cartográfico digital actual, terão que ser digitalizadas, após revelação, por um scanner fotogramétrico de alta resolução. Os ortofotomapas em RGB (Red, Green e Blue) foram sempre um produto mais requerido relativamente à combinação CIR (Colour Infra Red). Para uma cobertura aerofotográfica deste tipo teria que ser utilizado um filme com diferente sensibilidade. A juntar a esta exigência a cobertura, por norma, era efectuada em tempos diferentes para que fossem possíveis estes dois tipos de produtos, uma vez que eram raras as aeronaves que possibilitavam duas máquinas analógicas a bordo. Assim, com a emergência da era digital no mundo da fotografia aérea, este tipo de limitações minimiza-se; ou seja, com uma única cobertura aerofotográfica e uma máquina digital é possível obter quatro bandas espectrais distintas, com alta resolução radiométrica e geométrica, possibilitando diferentes combinações para a produção de diferentes produtos cartográficos com maior rapidez. O presente Trabalho de Projecto tem como objectivo a sistematização de uma metodologia geral para obtenção de fotografia aérea para fins civis, através da nova máquina aerofotográfica digital DMC (Digital Mapper Camera) da Intergraph, em Portugal. O objectivo deste trabalho traduz-se, em síntese, numa proposta de workflow, face aos existentes para máquinas aerofotográficas analógicas. Contempla o planeamento operacional do voo e a aquisiçao da fotografia aérea, passando pelo processamento digital de imagem e dados IMU (Unidade de Medição Inércial), finalizando com o controlo de qualidade da imagem (radiométrico e geométrico), bem como a entrega final ao utilizador.