Document details

Dinâmica relacional entre pares de alunos: uma contribuição para a compreensão dos processos de aprendizagem em física utilizando meios computacionais

Author(s): Ribeiro, Cremilde Fernandes Caldeira

Date: 1995

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/72

Origin: Repositório Institucional da UNL


Description

Dissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e Desenvolvimento

Este estudo investigou se o ambiente de aprendizagem criado na sala de aula, nomeadamente, o trabalho efectuado em pequeno grupo utilizando computador, software específico, fichas de trabalho e o apoio do professor, constituiu ou não um poderoso ambiente de aprendizagem. Investigou ainda se a dinâmica relacional que se estabeleceu entre os pares de alunos, do mesmo sexo ou não, e utilizando meios computacionais, influenciou a aprendizagem. O plano metodológico utilizado no estudo para se proceder à investigação sobre o ambiente de aprendizagem, foi um plano pré-experimental, enquanto que para a investigação sobre a dinâmica relacional, se utilizou a observação directa e a entrevista serni-directiva.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Ambrósio, Teresa; Andrade, António Jorge
Contributor(s) RUN
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents