Author(s): Rolão, Ana Brites de Sousa Melo
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/7242
Origin: Repositório Institucional da UNL
Subject(s): Educação intercultural; Multiculturalismo; Ensino-aprendizagem; História; Geografia
Author(s): Rolão, Ana Brites de Sousa Melo
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/7242
Origin: Repositório Institucional da UNL
Subject(s): Educação intercultural; Multiculturalismo; Ensino-aprendizagem; História; Geografia
Relatório de Estágio apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino da História e da Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário
Este relatório descreve a Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da História e da Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, incide sobre as actividades desenvolvidas nas turmas 11º J da escola Secundária Miguel Torga e 11º 2 e 3 da Escola Secundária Seomara da Costa Primo, no ano lectivo de 2010/2011. O relatório está dividido em duas partes. Na primeira faz-se uma breve apresentação do tema central do trabalho – Educação Intercultural – onde se tentam definir de alguns conceitos chave e se traça uma evolução das práticas relativas à educação intercultural em Portugal. Na segunda, descrevem-se algumas experiências de ensino-aprendizagem desenvolvidas durante a Prática de Ensino Supervisionada bem como uma reflexão sobre a sua aplicação e vivência do estagiário nas escolas. A multiculturalidade dos alunos das referidas turmas permitiu a aplicação de estratégias que promoveram a educação intercultural e os seus princípios orientadores, como a igualdade de oportunidades, a reflexão crítica ou a coesão social.