Document details

Cultura de escola e interacção com a família: contributo para o estudo das dinâ...

Author(s): Diogo, José Manuel de Lemos cv logo 1

Date: 1995

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/73

Origin: Repositório Institucional da UNL


Description
Dissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e Desenvolvimento Nas sociedades modernas, a família exerce cada vez mais precariamente as funções educativas que lhe estavam tradicionalmente atribuídas, apesar de se manter como um meio de contactos e de interacções. Os desafios da modernuação têm introduzido alterações na estrutura da família patriarcal e nuclear e, deste modo, acentuado o sub-desenvolvimento das componentes afectivas da personalidade dos jovens e aumentado as responsabilidades educativas da escola, a qual substitui cada vez mais a família nas tarefas de formação dos cidadãos. Se do ponto de vista teórico, as vantagens de uma colaboração estreita entre a escola e as famílias, através de um diálogo permanente aberto e construtivo, parecem reunir um consenso mais ou menos generalizado, a prática revela-se paradoxal e o diálogo tem sido desigual, frágil e, por vezes, inexistente. No presente estudo, procuraremos compreender as relações entre a escola e as famílias partindo de uma análise centrada no sistema escolar. Pretendemos aprofundar a compreensão sobre a forma como a cultura da escola - conjunto de valores e significados partilhados - influencia os processos de envolvimento e participação das famílias na vida escolar.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Ambrósio, Teresa; Oliveira, Maria Teresa
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents

No related documents

    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia