Author(s):
Albino, Tatiana Carla dos Santos Costa
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/7391
Origin: Repositório Institucional da UNL
Subject(s): Social media; Facebook; Comunidade; Marcas; Redes sociais; Samsung Portugal; A Vaca que ri
Description
Dissertação submetida como requisito parcial à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Comunicação – Comunicação Estratégica
O desafio apresentado neste estudo diz respeito à forma como as marcas tiram partido dos novos fenómenos comunicacionais numa sociedade cada vez mais tecnológica e digital. Com o acesso à informação facilitado, torna-se difícil ter controlo sobre o que os potenciais consumidores pensam e sentem em relação ao uma determinada marca. No entanto, com ferramentas como as redes sociais pode ser exercida influência através de conteúdos e acções de envolvimento. O objectivo do estudo é compreender de que forma acontece esta influência nas redes sociais e quais são os temas que mais conquistam e garantem notoriedade a uma marca. Através da análise das razões que levam as pessoas a unirem-se em comunidade e considerando uma conjectura social com novas possibilidades, interessa perceber o que estão as marcas a fazer para conquistar seguidores. Apresentando exemplos concretos: nomeadamente o caso da Samsung Portugal e d’A Vaca que ri, pretende-se auferir as estratégias de marca desenhadas para tirar partido do advento dos social media.