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Análise crítica do programa da reforma educativa para o ensino do português LS na 7ª classe em Angola

Author(s): Sakukuma, Alexandre

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/7411

Origin: Repositório Institucional da UNL

Subject(s): Ensino e aprendizagem da língua segunda; programa de ensino; Proficiência comunicativa


Description

Dissertação para a obtenção de grau de Mestre em Ensino de Português Como Língua Segunda/ Língua Estrangeira

A situação actual da língua portuguesa em Angola desperta interesse de estudo em várias áreas. A questão do seu ensino, enquanto língua segunda, é a vertente que se destaca neste Trabalho. Recentemente o Governo angolano promulgou a 2ª Reforma Educativa com o objectivo de melhorar o sistema de ensino – aprendizagem. A língua portuguesa está em destaque. Não só por assumir o papel de língua oficial e de escolaridade, mas também por ser o veículo de comunicação internacional e de confluência com as línguas locais maioritariamente Bantu. É neste contexto que se procura dar a melhor resposta à necessidade de formação de usuários proficientes de PLS, e isto requer a elaboração e aplicação de metodologias que respondam ao desafio. Nesta perspectiva, propusemo-nos realizar o estudo com o título: Análise Crítica do Programa da Reforma Educativa para o Ensino do Português LS na 7ª Classe em Angola, com os objectivos essenciais de analisar as propostas metodológicas e sugerir melhorias. Para tal, servimo-nos do método empírico consubstanciado na consulta da bibliografia especializada e na de documentos reitores da Reforma. O Trabalho organiza-se em cinco capítulos, conclusão, sugestões, bibliografia e anexos. Da análise feita concluímos que a 2ª Reforma Educativa de Angola é um projecto ambicioso, com resultados aceitáveis, mas ainda distantes do ideal preconizado. Urge que se melhorem as condições de trabalho, de investigação, de ensino e infra-estruturais. Para a língua portuguesa em especial, a aposta na (re)qualificação dos quadros e a implementação de mais e melhores condições é fulcral. Do Programa vê-se uma estrutura diversificada que, se bem aplicada, facilita a aquisição de conhecimentos científicos e heurísticos. Porém as metodologias e as estratégias tendem mais para a mecanização do processo de ensino – aprendizagem. Aqui o papel do professor é fundamental, não só no respeito e cumprimento do legislado, mas sobretudo com uma perspectiva crítica construtiva.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) RUN
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