Author(s):
Fonseca, Sérgio da Silva Moiteiro da
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/8392
Origin: Repositório Institucional da UNL
Subject(s): Programa de Treino Cognitivo; Metacognição; Modelo 3P; Tipos de Abordagem à Aprendizagem; Zona de Desenvolvimento Proximal.; Mediatização; Professor; Pares
Description
Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Doutor em Ciências de Educação, Especialidade Psicologia de Educação
Este projecto de investigação debruça-se sobre o papel que os Programas de Treino Cognitivo podem desempenhar enquanto auxiliares activos no desenvolvimento de competências cognitivas e metacognitivas do aluno do Ensino Superior, bem como procura compreender o seu impacto na aprendizagem e no rendimento escolar, e na ajuda por si proporcionada aos alunos a aprender e a pensar. Os estudos realizados pretendem explorar também os principais efeitos resultantes da adopção por uma abordagem profunda da aprendizagem, e da harmonização de estilos de ensino e de aprendizagem a qual fomente no aluno a autoregulação, o autoquestionamento, e a transposição da fase de heteronomia para a de autonomia.