Author(s): Fernandes, Maria de Lourdes Ventura
Date: 1997
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/85
Origin: Repositório Institucional da UNL
Author(s): Fernandes, Maria de Lourdes Ventura
Date: 1997
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/85
Origin: Repositório Institucional da UNL
Dissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e Desenvolvimento
Este estudo pretendeu compreender os processos de aprendizagem do conceito de derivada, utilizando uma experiência de ensino com ênfase na experimentação e na visualização gráfica, em contextos computacionais, e num ambiente de trabalho em grupo. Era nosso objectivo que os alunos compreendessem os conceitos relacionados com as derivadas através da exploração das conexões existentes entre as múltiplas representações, em detrimento da mera utilização de complexas regras de cálculo. Utilizou-se uma metodologia de experiência de ensino, concretizada numa intervenção didáctica que envolveu alguns alunos de duas turmas de 12º ano de escolaridade, no ano de 1995. Utilizou-se o programa de computador A Graphic Approach to the Calculus que permite visualizar as sucessivas rectas secantes aproximando-se da tangente e sobrepor os gráficos da função e da função derivada.