Document details

Participação dos actores na formação profissional contínua em contexto de trabalho

Author(s): Gama, António Valdemar cv logo 1

Date: 1997

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/86

Origin: Repositório Institucional da UNL


Description
Dissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e Desenvolvimento Nas sociedades modernas, a educação/formação exerce, cada vez mais um importante papel no desenvolvimento. Os desafíos da modernização têm conduzido a que as organizações com os seus processos de formação em contexto de trabalho, assumam novos protagonismos no desenvolvimento de novas competências, por sua vez conducentes a uma maior responsabilidade, autonomia e colaboração. A empresa, em particular, vê assim aumentar as suas responsabilidades formativas chegando mesmo a substituir outras instituições nas tarefas de formação. Nesta linha de acção, e fazendo face ao mercado global, a competitividade e as exigências de qualidade, emerge um novo tipo de organização qualificante, onde as práticas de aprendizagem fazem apelo a participação dos indivíduos. No presente estudo, procuramos compreender o modelo de formação interna de uma empresa, evidenciando a sua importância para a melhoria do desempenho profissional e para a satisfação do projecto pessoal/profissional do indivíduo. Pretendemos também aprofundar a compreensão sobre a forma como as práticas participadas de formação em contexto de trabalho contribuem para o envolvimento dos colaboradores da empresa, na partilha dos valores e significados constituintes da sua cultura e a sua repercussão na melhoria da competitividade.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents

No related documents

    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia