Author(s):
Legas, Ricardo Castela
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/8641
Origin: Repositório Institucional da UNL
Subject(s): Modulação por largura de impulsos; Inversor de fonte de tensão; Accionamento polifásico; Pólos variáveis
Description
Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Electrotécnica e de Computadores
Com o crescimento na produção e utilização de veículos eléctricos e veículos eléctricos híbridos em todos os sectores da sociedade surge a necessidade de investigação para novas tecnologias e diferentes métodos de emprego das tecnologias conhecidas. O objectivo principal desta dissertação é o desenvolvimento de um sistema de comando que visa ser integrado numa caixa de velocidades electrónica para um motor polifásico de pólos variáveis com patente WO/2010/013226, contudo, o sistema de comando desenvolvido têm de possuir flexibilidade para acoplação a outro tipo de motores eléctricos de forma a proporcionar um controlo V/f a uma vasta gama destes. Os pontos fulcrais a serem considerados no seu desenvolvimento será a geração de sinais de comando com recurso a um microcontrolador e geração de sinais de tensão provenientes de um conversor electrónico.