Document details

Developing Young Learners’ Logical/Deductive Thinking Skills and Second Language Skills through a CLIL approach

Author(s): Alvarenga, Denise Maria de Figueiredo

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/8651

Origin: Repositório Institucional da UNL

Subject(s): CLIL; matemática; english language teaching; TBL; lógica e dedução; pensamento critico; primeiro ciclo


Description

Trabalho de Projecto apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teaching English as a Second / Foreign Language.

Este trabalho de projeto procura explorar os enúmeros benefícios do uso de uma abordagem CLIL no ensino da língua inglesa como língua estrangeira e simultaneamente avaliar a possibilidade de melhorar competências matemáticas e competências associadas a uma língua estrageira através de uma abordagem CLIL, com crianças do 1º ciclo do Ensino Básico. Este action research tem como objetivo responder à pergunta É possivel melhorar competências matemáticas e competências associadas a uma língua estrangeiraatravés de uma abordagem CLIL? Este action research foi estruturado usando uma abordagem CLIL e desenvolveu-se numa escola privada, envolvendo um grupo de 18 crianças que frequentavam o 4º ano de escolaridade. Estas crianças inscreveram-se no English Club que tinha lugar uma vez por semana durante meia hora. As crianças participantes neste projecto trabalhavam em grupos tendo participado em cinco ciclos de trabalho com diferentes níveis de dificuldade, onde tiveram de completar atividades matemáticas que envolviam problemas matemáticos de lógica e dedução. Estes cinco ciclos de trabalho foram desenvolvidos usando uma abordagem Task-Based Learning. Tendo em conta toda a informação recolhida neste projeto, é possible concluir que as crianças foram capazes de combinar a língua inglesa como meio de comunicação e a linguagem matemática na resolução de todas as actividades proposta. Todas estas actividades matemáticas tinham como principal objetivo que as crianças deste projeto progredissem no desenvolvimento das competências matemáticas ligadas à logica e à dedução e que também desenvolvessem competências associadas à aquisição do inglês como língua estrangeira.

Abstract: This project work seeks to explore the numerous benefits of introducing a CLIL approach within the ELT classroom, simultaneously evaluating the possibility of improving mathematical skills and developing second language skills through a CLIL approach with young learners aged nine and ten. This action research project aims, thus, to provide an answer to the research question Can young learners improve both their Mathematical thinking skills and second language skills through a CLIL Approach? This action research was developed using a CLIL approach and took place in a private primary school, involving a group of 18 young learners attending the fourth grade, who enrolled in an English Club, which took place once a week for half an hour. Young learners participated in groups of three or four in five teaching cycles, with increasing levels of difficulty, where they were asked to complete a problem solving task within a task cycle designed in accordance with a Task-Based Learning approach. Taking into account the findings of this research, it was possible to conclude that young learners were able to combine English as a means of communication and the language of mathematics in order to perform problem-solving activities which aimed to help learners progress in skills regarding a second language and mathematical reasoning.

Document Type Master thesis
Language English
Contributor(s) RUN
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents