Author(s): Carvalho, Miguel Eduardo Portela de Matos
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/9229
Origin: Repositório Institucional da UNL
Subject(s): Musicologia histórica; Acústica musical; Organologia; Análise modal experimental
Author(s): Carvalho, Miguel Eduardo Portela de Matos
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/9229
Origin: Repositório Institucional da UNL
Subject(s): Musicologia histórica; Acústica musical; Organologia; Análise modal experimental
Dissertação de Mestrado em Ciências Musicais, área de especialização em Musicologia Histórica
Os carrilhões do Palácio Nacional de Mafra são instrumentos musicais notáveis que se apresentam como os dois maiores carrilhões do século XVIII sobreviventes no mundo. O da torre norte foi fundido por William Witlockx de Antuérpia e o da torre sul por Nicholas Levache, de Liège. Uma vez que os sinos são instrumentos musicais capazes de manter as suas características praticamente intactas durante grandes períodos de tempo, revestemse estes carrilhões de especial interesse e, em particular, o da torre norte, na medida em que, ao que tudo indica, nunca sofreu qualquer tipo de intervenção desde a sua construção, apresentando-se como um instrumento, capaz de proporcionar um testemunho raro de uma possível afinação e temperamento da época em que foi fundido. Nesta dissertação é feito um estudo multidisciplinar, inovador, que alia métodos avançados da acústica musical e da musicologia histórica, de forma a realizar uma caracterização acústica dos carrilhões do Palácio Nacional de Mafra. Os resultados obtidos, em particular sobre os diapasões e temperamentos, revelaram dados importantes e únicos para o estudo da musicologia.