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Aquisição Fonética-Fonológica do Português Europeu dos 18 aos 36 meses

Author(s): Charrua, Catarina Patrício

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/9252

Origin: Repositório Institucional da UNL

Subject(s): Aquisição fonética; Aquisição fonológica; Aquisição de consoantes e vogais; Processos fonológicos


Description

Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança, área de especialização em Terapia da Fala e Perturbações da Linguagem

Este estudo teve como objectivo descrever e quantificar a aquisição fonética-fonológica do Português-Europeu (PE) dos [1;6-3;0]. Com este estudo pretendeu-se identificar os fonemas e definir uma ordem de aquisição dos fonemas do PE e determinar os processos fonológicos mais utilizados nesta faixa etária. Método: Participaram 46 sujeitos (26 do sexo feminino e 21 do sexo masculino). Utilizaram-se dois métodos de recolha de dados: um formal e outro informal. No primeiro recorreu-se à tarefa de nomeação de imagens (NI) utilizando o Teste Fonético-Fonológico da Avaliação da Linguagem Pré-Escolar (TFF-ALPE) e no segundo utilizou-se a tarefa de fala espontânea (FE), utilizando uma actividade lúdica o “dar banho à boneca”. Foram analisadas 96 palavras lexicais obtidas através destes dois métodos. Resultados: Foneticamente, por cada 6 meses houve um aumento significativo (p<0,005) da produção de 11-12 fonemas, na NI e de 6-7 fonemas na FE em ambos os sexos. Fonologicamente na NI, houve uma diminuição significativa (p<0,005) de utilização de 17 processos fonológicos de [1;6-2;0[ para a [2;0-2;6[, 23 processos da [2;0-2;6[ para a [2;6-3;0]. Na FE, houve uma diminuição significativa (p<0,005) de utilização de 13 processos de [1;6-2;0[ para a [2;0-2;6[, e 10 processos da [2;0-2;6[ para a [2;6-3;0]. Não houve diferenças significativas (p<0,05) entre os sexos quer em relação ao número de fonemas produzidos quer ao número de processos fonológicos utilizados. Nas faixas etárias estudadas foram adquiridas, na sua maioria, as vogais, as oclusivas e algumas fricativas. Os processos fonológicos mais utilizados nestas idades foram: omissão da consoante final, redução da sílaba átona, redução do grupo consonântico, semivocalização de líquidas, a oclusão e a nasalização de consoantes. Conclusão: Este estudo serviu para conhecer a aquisição fonética-fonológico de crianças de ambos os sexos falantes do PE dos [1;6-3;0]. Dos [1;6-2;0[, foram adquiridas as vogais e as consoantes oclusivas /p, b, m, d/, e dos [2;0-2;6[ estavam todas as oclusivas à excepção do /g, n/. Algumas fricativas começaram a surgir aos [2;6-3;0]. Os processos fonológicos mais utilizados em [1;6-3;0] foram: omissão da consoante final, redução da sílaba átona e redução do grupo consonântico. Estes resultados foram de encontro aos de outros estudos publicados noutras línguas e forneceu, desta forma, suporte para evidência empírica para o conhecimento sobre a aquisição fonética-fonológica do PE dos [1;6-3;0].

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) RUN
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